POR UMA ESTÉTICA PEDAGÓGICA EM ALBERT CAMUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.23098Keywords:
Existência, Estética, EducaçãoAbstract
Albert Camus não possui uma obra especifica sobre educação, mas o conjunto de seus textos nos oferece indicações para pensar uma pedagogia do absurdo, assim, o objetivo deste artigo é analisar a estética camusiana, identificá-la como uma atitude coerente diante do absurdo e da revolta e pensar em uma possível pedagogia do absurdo. O criador absurdo cria para nada e sua pedagogia consiste na consciência da efemeridade de sua obra. A intenção pedagógica do artista é manter a consciência por meio de sua obra, visto que são os fracassos da existência absurda que mais nos ensinam a respeito dela. A estética pedagógica proposta pelo franco-argelino é proporcional ao homem e por isso é mais esclarecedoras que todas as bibliotecas, visto que Camus está convencido da mensagem instrutiva da aparência sensível que descreve o fracasso da existência humana. É exatamente por isso que a criação artística é um instrumento de libertação, visto que ela tem a finalidade de despertar o homem de sua vida maquinal, isto é, da vida desprovida da consciência da absurdidade da existência.
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