REFORMA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.516Abstract
Reforma agrária é considerada uma mudança do estado agrário vigente, procurando-se o melhoramento das condições de vida da população rural. O presente artigo propõe uma reflexão de como a temática Reforma Agrária está sendo abordada nos livros didáticos de Geografia, partindo do pressuposto de que a reforma agrária é a modificação da estrutura agrária de um país ou região, com vista a uma distribuição mais igualitária da terra para a população. A análise feita em alguns livros didáticos mostra que o tema precisa ser mais discutido e mesmo melhor explorado em relação ao papel da Geografia, dando uma ênfase mais crítica e mais extensa em relação à temática proposta. Verifica-se que os temas são abordados em todos os livros pesquisados, porém de forma muito conceitual e sintetizada, não provocando nos alunos o interesse em discutir o assunto. Outros aspectos pouco abordados são os processos de estruturação dos assentamentos, que é um aspecto posterior e que dá continuidade ao processo de reforma agrária, e a importância da criação e manutenção de propriedades de agricultura familiar. Palavras-Chave: Reforma Agrária, livro didático, concentração fundiária, capitalismo, geografia agrária.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
COSTA, Mainara; RIBAS MORAGAS, Rosana Alves; DA SILVA, Francis Borges. REFORMA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/rir.v2i5.516. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20423. Acesso em: 3 feb. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.