EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i1.176Keywords:
História do Currículo, Pedagogia, Formação de ProfessoresAbstract
Tendo como referencial as reflexões de GOODSON, bem como as discussões realizadas por SILVA, MOREIRA, OLIVEIRA e SANTOS sobre a História do Currículo, este texto tem como objetivo apresentar algumas conclusões a que chegamos, a partir do estudo realizado no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o processo de reformulação curricular ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no período que se estende do final da década de 70 ao início dos anos 80. Entendido como um recorte dentro do conhecimento social mais amplo, o currículo é produto de umcontexto histórico/social no qual se manifestam interesses diversos. Desta forma, procuramos evidenciar as discussões referentes à reformulação do curso de Pedagogia, bem como os conflitos entre posições que expressavam interesses diversos, tanto no plano nacional como local, as condições internas à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás que propiciaram a vitória de um dado projeto de formação do
profissional pedagogo, as resistências de segmentos ligados diretamente ao curso de Pedagogia (especialistas, professores e alunos da Instituição) que, afetados em seus interesses pela nova proposta curricular implantada em 1984, se posicionaram contrários à reformulação.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-09-02
How to Cite
SOUSA NETO, Alípio Rodrigues. EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i1.176. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20395. Acesso em: 3 feb. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.