FFyH, SecyT- UNC UNA EXPERIENCIA EXTENSIONISTA EN LA FORMACIÓN DE GRADO

LOS EFECTOS DEL COVID 19 EN TIEMPOS DE TRANSICIÓN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76962

Palavras-chave:

Planeamiento de la Educación. Extensión Universitaria. Pandemia. Post Pandemia.

Resumo

En este artigo, analisaremos as tensões e os efeitos produzidos pela irrupção da pandemia de Covid-19 nas práticas da cátedra "Planejamento da Educação" no âmbito da formação de graduação e, particularmente, os desafios que a contingência colocou para a experiência de curricularização da extensão universitária que sustenta a proposta pedagógica da disciplina.

 

Em primeiro lugar, após uma breve introdução, analisaremos as tensões no ensino superior que surgiram na situação de pandemia e os desafios para a própria concepção do planejamento educacional e a curricularização da função extensionista.

 

Em segundo lugar, apresentaremos os fundamentos e concepções nos quais se baseia a curricularização da extensão na cátedra de Planejamento da Educação da Escola de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Trata-se de uma proposta que busca transcender uma concepção parcial e limitada da extensão universitária como uma função particular da universidade, para pensá-la como um processo político-social.

 

Em terceiro lugar, apresentaremos as redefinições realizadas que foram essenciais para sustentar a proposta de ensino no contexto da pandemia e que foram orientadas pelo caráter extensionista da atividade proposta aos estudantes.

 

Em quarto lugar, analisaremos a evolução da proposta de curricularização da função extensionista na cátedra. A análise será realizada a partir de dados quantitativos sobre a evolução da matrícula desde o ano de 2014 (ano em que a perspectiva extensionista foi incluída na proposta curricular da disciplina) até o ano de 2021.

 

Por fim, expressaremos nossas conclusões sobre o que foi exposto anteriormente, destacando aquelas questões (ou aprendizagens) que acreditamos que nos orientarão nas próximas etapas pós-pandêmicas.

 

Palavras-chave: Planejamento da Educação. Extensão Universitária, Pandemia. Pós-Pandemia.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Pilar Martinez, Ciencias de la Educación, FFyH, SecyT- UNC, Córdoba, Argentina

Ciencias de la Educación, FFyH, SecyT- UNC, Córdoba, Argentina

Referências

AGUERRONDO, I. El planeamiento educacional como instrumento de cambio. Buenos Aires: Ed. Troquel, 1997.

ANDRETICH, G. El planeamiento educativo como herramienta de democratización: una mirada desde lo epistemológico. Ciencia, Docencia y Tecnología, Concepción del Uruguay, v. XIX, n. 37, p. 109-135, nov. 2008. Universidad Nacional de Entre Ríos.

ASTUR, A.; FLORES, E.; ISASMENDI, G.; JAKUBOWICZ, F.; LARREA, M.; LEPORE, E.; MEREGA, M.; PAZOS, N.; PUPPO, C. Políticas de Educación Superior en la pandemia: repertorios para la contingencia. Integración y Conocimiento, Córdoba, v. 9, n. 2, p. 131-147, 2020. Disponible en: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/29556 Acceso en: 12 ago. 2021.

ÁVILA, S. Extensión y Educación Popular. Compendio bibliográfico. Asignatura Extensión Universitaria. Secretaría de Extensión Universitaria, UNC, 2014. Disponible en: http://www.unc.edu.ar/extension/fortalecimiento/formacion/asignatura-de-extensionuniversitaria/compendio-bibliografico.pdf Acceso en: 01 ago. 2016.

CEDEÑO FERRÍN, J. Tendencias del proceso de gestión de la Extensión Universitaria y su impacto cultural. Humanidades Médicas, v. 12, n. 3, p. 499-514, 2012. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202012000300009&lng=es&tlng=es Acceso en: 09 ago. 2019.

FOSTER, R. La artesanía de la sospecha: el ensayo en las ciencias sociales. Sociedad, Buenos Aires, n. 23, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales, 2004. Disponible en: http://www.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/5-Forster-escritura-y-ciencias-sociales.pdf Acceso en: 25 ago. 2021.

GEZMET, S. Curricularización de la extensión universitaria. Algunas consideraciones. Revista e+e, Córdoba, v. 5, n. 5, abr. 2018. Disponible en: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/EEH/index Acceso en: 12 ago. 2019.

MACCHIAROLA, V. Planificación social y coronavirus. Diario El Megáfono, 2020. Disponible en: https://elmegafono.net/9170/2020/04/17/ Acceso en: 12 oct. 2020.

MATUS, C. Política, Planificación y Gobierno. Venezuela: Fundación ALTADIR. Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social, 1987.

REMEDI, E. La intervención educativa. Conferencia magistral. Reunión Nacional de Coordinadores de la Licenciatura en Intervención Educativa, Universidad Pedagógica Nacional, México, D.F., 2004.

SUASNÁBAR, C. Un mapa de la universidad latinoamericana hoy. A dos años de la CRES 2018 y frente a los desafíos de la pandemia. PIRU. IEC CONADU, 2020. Disponible en: https://www.priu.com.ar/mapa-universidad-latinoamericana Acceso en: 12 ago. 2020.

REBÓN, J. La no linealidad del cambio social. En: El futuro después del COVID-19. Argentina Unida. Disponible en: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/el_futuro_despues_del_covid-19.pdf. Acceso en: 2 ago. 2021

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

LAGORIA, Silvana Lorena; MARTINEZ, Maria Pilar. FFyH, SecyT- UNC UNA EXPERIENCIA EXTENSIONISTA EN LA FORMACIÓN DE GRADO : LOS EFECTOS DEL COVID 19 EN TIEMPOS DE TRANSICIÓN. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.69843/rir.v18i1.76962. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76962. Acesso em: 10 fev. 2025.