Percepções dos educandos em um curso EJA integrado à EPT: trajetórias formativas e relações interpessoais
perceptions about an EJA course integrated with EPT
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76934Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Acesso, Permanência e Êxito, Relação Professor-AlunoResumo
Este trabalho objetiva compreender as condições de acesso, permanência e êxito de estudantes em um Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A investigação foi realizada a partir das percepções dos educandos sobre suas trajetórias formativas e as relações interpessoais tecidas a partir da escola. Realizou-se a observação de aulas em uma turma de segundo período, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários com os educandos, a análise de documentação normativa referente à esta modalidade no Brasil. Evidenciou-se certas características já observadas por outros pesquisadores, como a importância da constituição de boas relações entre professores e estudantes em prol de uma comunidade de aprendizagem e do fortalecimento dos vínculos e consequente estímulo à permanência dos educandos e sobretudo especificidades ligadas aos desafios sociais, emocionais e relacionais dos estudantes.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempo de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, p. 221-230, 2005.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de julho de 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 03 set. 2023
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da LDB 9394/96 para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nívelmédio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil].
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de dezembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5840.htm. Acesso em: 03 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
LEÃO, Michele de. Lei Saraiva (1881): se o analfabetismo é um problema, exclui-se o problema. Aedos - Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Porto Alegre, v. 4, n. 11, p. 602-615, set. 2012.
MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos: após vinte anos da Lei nº 9.394, de 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016.
MAIA, Christiane Martinatti. Educação de Jovens e Adultos: possibilidades? In: SCHEIBEL, Maria Fani e LEHENBAUER, Silvana (Orgs.). Saberes e singularidades na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, p. 141-150, 2008.
MUENCHEN, Cristiane; AULER, Décio. Abordagem temática: Desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 1-17, 2007.
NICODEMOS, Alessandra; SERRA, Enio. Educação de jovens e adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
OLIVEIRA, Edna Castro de; MACHADO, Maria. Margarida. O desafio do PROEJA como estratégia de formação dos trabalhadores. In: OLIVEIRA, Edna Castro de; PINTO, Antônio Henrique; FERREIRA, Maria.José de.Rezende. EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília: Liber Livro, 2012.
PAIVA, Vanilda. Um século de educação republicana. Pró-Posições, Campinas, v. 1, n. 2, p. 7-21, jul. 1990.
SARAIVA, Irene Skorupski. Educação de jovens e adultos: dialogando sobre aprender e ensinar. Passo Fundo: UPF Editora, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 44. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.