Perspectivas e desafios do diretor na inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76910

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Gestor escolar, Gestão democrática e participativa

Resumo

A educação escolar de uma criança com necessidades especiais demanda conhecimentos acerca das suas principais características, comportamentos, áreas mais comprometidas, dentre outros aspectos que envolvem toda a equipe da escola que deve ser bem orientada pelo diretor para promover a inclusão e adaptação social desse educando, pois de nada adianta matricular um aluno com necessidades educacionais especiais na escola se não houver pessoas comprometidas com sua aprendizagem. Caso contrário, o aluno será apenas mais uma das crianças “incluídas”, portanto, é preciso se empenhar para garantir o aprendizado a todos. Este estudo teve como objetivo refletir sobre as perspectivas e os desafios do diretor escolar enquanto articulador da educação inclusiva na rede regular de ensino. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada em autores como Mergen (2013), Veiga (2014), Mantoan (2015), Oliveira e Menezes (2018), Moraes (2018) e outros. Os resultados apontaram que a gestão na inclusão escolar passa por ações conjuntas que contribuem diretamente com resultados mais positivos na disposição da educação inclusiva. Concluiu-se que a função do gestor na inclusão escolar é de suma importância, principalmente como responsável por desenvolver ações democráticas e participativas, considerando a realidade da escola que gere.

 

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

CHEILA CECÍLIA LEÃO RIBEIRO PERES; SOUZA, Calixto Júnior de. Perspectivas e desafios do diretor na inclusão escolar. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76910. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76910. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres