Narrativas, biografias e sujeitos

perspectivas para a História da Educação e o século XVIII em Goiás

Autores

  • Alan Ricardo Duarte Pereira IFRS

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.75793

Resumo

O interesse pela narrativa e as autobiografias surge no contexto da crise da “razão iluminista” e da modernidade. Houve o esgotamento dos modelos estruturalistas e positivistas de explicação do mundo, ocasionando, no âmago do conhecimento científico e das Ciências Humanas, novas abordagens e categorias. Pode-se dizer que o campo de pesquisa História de Vida ou Autobiografias emergiu, entre outras coisas, para recuperar a ação do sujeito no contexto das relações sociais. Por outro lado, as questões colocadas por esse novo campo de pesquisa abrem, sem dúvidas, perspectivas para a História da Educação e as sociedades do século XVIII, como, por exemplo, a sociedade colonial no Brasil. Desse modo, buscamos nas próximas linhas caracterizar a proposta metodológica da pesquisa autobiográfica e apontar as contribuições para a História da Educação do Brasil Colonial, em especial na Capitania de Goiás.

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Biografia do Autor

Alan Ricardo Duarte Pereira, IFRS

Mestre em História pela UFG. Doutorando em História pela UFG.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

PEREIRA, Alan Ricardo Duarte. Narrativas, biografias e sujeitos: perspectivas para a História da Educação e o século XVIII em Goiás. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 1–13, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.75793. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75793. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres