Letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos do caderno aprender+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.75574

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a (não) ocorrência da prática de letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos escritos apresentados pelo ‘Caderno de Atividades Aprender+ Língua Portuguesa’ do Ensino Fundamental – Anos Finais, bem como verificar o trabalho realizado com novos letramentos da mídia/Internet. O estudo é justificável pelo fato de sabermos que a escola é considerada a maior agência de letramento, além de ter como uma de suas funções desenvolver no aluno capacidades de leitura e escrita que possam ir além do simples ato de codificar e decodificar uma mensagem. Por trabalhar com uma amplitude de gêneros com finalidade escolar, esse tipo de letramento acaba sendo supervalorizado, sobrepondo-se ao letramento social, que é pouco ou nada trabalhado em sala. A geração e análise dos dados teve como base a metodologia interpretativista, ancorada nos princípios da Linguística Aplicada. Os dados revelaram pouca variabilidade dos letramentos sociais e de mídia/internet em comparação com outros letramentos. É relevante pontuar que os gêneros no material são abordados dentro de uma perspectiva mais formal, enfatizando o uso da linguagem, finalidade do gênero, forma composicional, aspectos de situação comunicativa e função social, favorecendo pouco a habilidade de lidar com os gêneros em uma situação de uso concreto, ficando distante do conhecimento de usar a letra em determinada situação social, afastando o aluno do desenvolvimento do letramento crítico e tornando-o um mero identificador e reprodutor de letramentos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Letras Portugues (UFG)

Mestre em Linguistica (UFU)

Doutor em Linguistica Aplicada (UNICAMP)

Professor Adjunto 4 (UFJ)

 

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

DA SILVA, Silvio Ribeiro; LOPES BENASSI, Fabiana. Letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos do caderno aprender+. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 1–18, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.75574. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75574. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres