EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71934Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a educação infantil dentro do contexto histórico-social no Brasil, transcrevendo como ocorreu sua evolução e como esta etapa da educação básica se consolidou no país. O problema de investigação deste artigo é: como se tem dado a passagem da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental diante dos desafios da contemporaneidade? A educação infantil é etapa base para a chegada da criança aos anos iniciais do ensino fundamental, e tem se colocado diante dos desafios da contemporaneidade: como cidadania, igualdade, diversidade e multiculturalismo. Esta discussão está inclusa nos temas transversais – parâmetros curriculares nacionais – PCNs. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a técnica foi a pesquisa documental. Os principais resultados sugerem que os PCNs e a BNCC são ferramentas fundamentais para ajudar o professor a tratar os conteúdos da educação infantil, bem como na transição para o ensino fundamental.
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