EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71934

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a educação infantil dentro do contexto histórico-social no Brasil, transcrevendo como ocorreu sua evolução e como esta etapa da educação básica se consolidou no país. O problema de investigação deste artigo é: como se tem dado a passagem da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental diante dos desafios da contemporaneidade? A educação infantil é etapa base para a chegada da criança aos anos iniciais do ensino fundamental, e tem se colocado diante dos desafios da contemporaneidade: como cidadania, igualdade, diversidade e multiculturalismo. Esta discussão está inclusa nos temas transversais – parâmetros curriculares nacionais – PCNs. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a técnica foi a pesquisa documental.  Os principais resultados sugerem que os PCNs e a BNCC são ferramentas fundamentais para ajudar o professor a tratar os conteúdos da educação infantil, bem como na transição para o ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Paese, UCPEL/RS

Doutoranda em Política Social pela e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Bolsista da Capes/Prosup.  Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do grupo de pesquisa POLITIZA da Unb e do grupo de pesquisa Políticas Sociais, Programas de Transferência de Renda, Gênero e Pobreza, da Universidade Católica de Pelotas.

Ana Lucy Martins Cavalcante, Seduc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Especialista em Tecnologias da Educação - PUC - RIO (2010); Especialista em Coordenação Pedagógica - UFAM - (2011). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública - UFJF - MG (2016). Atualmente é efetiva - Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino-SEDUC/Sede e, atuou na Assessoria Técnico Pedagógica da Diretoria do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta- CEPAN, também como Professora Formadora nos programas PROFORMAÇÃO e PROINFANTIL em parceria MEC/SEDUC/SEMEDs; tutora a distância pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais - Manaus Planalto, no Curso: Elaboração de Projetos, Supervisora de Polo no Programa Escola de Gestores da Educação Básica, Assessora Administrativa da Chefia de Gabinete-SEDUC/AM; Tutora em EaD no Curso de Qualificação Profissional e Formação Continuada de Tutores a Distância - CETAM/EaD. Assessora Administrativa no Gabinete do Secretário Executivo Adjunto do Interior / SEDUC/AM; Tutora em EaD no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional/UEA/CETAM; Professora Formadora na disciplina Estágio II - PARFOR; Assessora Técnica na Gerência de Parcerias Institucionais para a Formação Profissional/SEDUC/CEPAN e, atualmente é Secretária executiva da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Estadual de Educação - PEE/SEDUC/AM

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

PAESE, Cláudia Regina; MARTINS CAVALCANTE, Ana Lucy. EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i1.71934. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71934. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres