Atividades lúdicas como propostas de ensino de gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Dione Carlos da Silva Instituto Federal Goiano
  • Cleber Cesar da Silva

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71231

Resumo

Esta pesquisa tem como o objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professores regentes de turmas dos anos iniciais de 1º ao 5º ano de duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itumbiara/GO, que buscou verificar a possibilidade de utilizar atividades lúdicas para o ensino de gêneros textuais. Para este estudo, buscou-se o material denominado de Caderno Pedagógico Divertindo com os gêneros textuais, elaborado como um Produto Educacional. Na metodologia realizamos uma pesquisa descritiva e, como procedimento técnico efetuamos a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados. Como instrumento de coleta de dados, elaboramos questionário e disponibilizamos via Google Forms, o qual foi respondido pelo público-alvo da pesquisa. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa é: Gil (2002), Dolz; Schneuwly (2004), Santos; Mendonça; Cavalcante (2007), Kishimoto (2010), Sommerhalder; Alves (2011), Albuquerque (2012), Dubeux; Silva (2012), Luckesi (2014), Modesto; Rubio (2014), Viera (2014), Gonçalves (2015), Soares (2017, 2019), Antunes (2018), Rocha (2020). E diante dos resultados, verificamos que, de acordo com a ótica dos professores participantes, é possível utilizar atividades lúdicas para o ensino de gêneros textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

DIONE CARLOS DA SILVA; CESAR DA SILVA, Cleber. Atividades lúdicas como propostas de ensino de gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i1.71231. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71231. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres