Mapeamento das Pesquisas sobre Educação Maker no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71226Resumo
A Educação Maker no Brasil tem ganhado força, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o contexto escolar. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, no banco da CAPES, fazendo um mapeamento de treze produções. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho qualitativo, mais especificamente na modalidade pesquisa bibliográfica. Foi possível perceber que a Educação Maker pode ser trabalhada como metodologia de Aprendizagem Baseadas em Projetos, Design Thinking e outras metodologias que favoreçam a autoria dos estudantes. Uma vez que a Educação Maker pode possibilitar aos estudantes pensamento crítico, autonomia, compartilhamento, autoria, criatividade, cooperação.
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