Mapeamento das Pesquisas sobre Educação Maker no Contexto Escolar

Autores

  • Douglas Carvalho de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlindo José de Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71226

Resumo

A Educação Maker no Brasil tem ganhado força, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o contexto escolar. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, no banco da CAPES, fazendo um mapeamento de treze produções. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho qualitativo, mais especificamente na modalidade pesquisa bibliográfica. Foi possível perceber que a Educação Maker pode ser trabalhada como metodologia de Aprendizagem Baseadas em Projetos, Design Thinking e outras metodologias que favoreçam a autoria dos estudantes. Uma vez que a Educação Maker pode possibilitar aos estudantes pensamento crítico, autonomia, compartilhamento, autoria, criatividade, cooperação.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

CARVALHO DE MENEZES, Douglas; JOSÉ DE SOUZA JUNIOR, Arlindo. Mapeamento das Pesquisas sobre Educação Maker no Contexto Escolar. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i1.71226. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71226. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres