"De front à fronteira: trajetória de uma pedagogia em ação"

an experience report

Autores

  • Fabrícia Carla Viviani Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.68812

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas extracurriculares de sociologia no ensino médio integrado, desenvolvidas num contexto bastante peculiar: a fronteira Brasil-Paraguai. Desse modo, analisarei atividades de ensino, pesquisa e extensão (especialmente as que envolvem a temática de gênero) conduzidas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Ponta Porã. Minha indagação reside na tentativa de compreender o lugar da sociologia, e minha experiência como docente, num cenário de acirramento dos conflitos políticos nos âmbitos nacional e local – sobretudo aqueles relacionados à escalada do conservadorismo moral, típicos de movimentos como o Escola sem Partido. Ao longo de dez anos, foi possível observar o aumento das tentativas de silenciamento do projeto democrático e progressista da educação. Tentativas, essas, que podem ser constatadas no discurso antigênero presente na escola e na comunidade que a abarca e que, não por acaso, projetam-se como um eco da sociedade brasileira atual.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

VIVIANI, Fabrícia Carla. "De front à fronteira: trajetória de uma pedagogia em ação": an experience report . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 1, p. 01–22, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i1.68812. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/68812. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Profissional