Ensino da arquitetura funcional da memória, ilusões, mitos e técnicas para um aprendizado efetivo:
tornando-se um aprendiz sofisticado
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.68156Resumo
Apesar de passar-se grande parte da vida estudando, pouquíssima ou quase nenhuma parte dos anos de estudo é dedicada ao ensino do como estudar de forma eficaz. Espera-se, por meio do ensino e avaliação dos vários outros conceitos e competências, que a prática constante de estudo, por si própria, seja capaz de habilitar o indivíduo a aprender de forma eficaz. Seria ‘saber aprender’ uma competência inata dos indivíduos? E a prática do estudo um processo capaz de desenvolvê-la em seu completo potencial? Teriam os ingressantes da graduação maturado esta competência a ponto de não ser necessário avaliar o seu domínio? A avaliação do aprendizado das demais competências – línguas, matemática, ciência e suas tecnologias – seria suficiente para atestar a habilidade de aprender do estudante? Afinal, a graduação e, posteriormente, a pósgraduação, constituirão os anos de estudo mais intensos da vida e quando mais se necessitará de um domínio completo de técnicas eficazes de aprendizagem. Na direção das respostas para estas perguntas, apresentase aqui uma pesquisa de finalidade básica, com estudo exploratório, de natureza quasiqualitativa e delineamento de pesquisa documental, com resultados científicos sobre as peculiaridades do aprendizado e memória humanos. Destaca-se o quão iludidos estão os estudantes, em geral, em relação a sua habilidade de aprender e à eficácia das técnicas que usam durante o estudo. Esclarecendo alguns mitos e ilusões à luz de resultados científicos e apresentando técnicas mais efetivas – como o conceito de dificuldades desejadas, intercalação, testes distribuídos, aptidão e desenvolvimento da criatividade – tem-se o objetivo de conscientizar os estudantes dos resultados da ciência a este respeito e fomentar a potencialização do aprendizado de longo prazo.
Palavra-chave: Autoaprendizagem. Ilusões e Mitos de Aprendizado. Técnicas de Aprendizado Eficazes.
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