Prática extensionista e educação em saúde: percepção de docentes
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.67570Resumo
O presente trabalho reflete a extensão universitária enquanto um processo educativo e dinâmico. Objetivou-se conhecer a percepção de docentes acerca da ação de extensão para a formação profissional e promoção da saúde. Tratou-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa realizada com 29 docentes de duas instituições de ensino. Os dados foram coletados nos meses de julho e agosto de 2019, por meio de um questionário. Para o tratamento dos dados adotou-se a técnica de análise de conteúdo, por meio do método das cinco fases de análise. O software ATLAS.ti foi utilizado para auxiliar na construção de redes semânticas. A percepção dos docentes possibilitou considerar que a atuação da academia no seio da comunidade é uma estratégia positiva, constitui um recurso que permite a junção da teoria com a prática e favorece o aprimoramento do profissional para atuar na saúde. A inserção da academia também foi percebida como uma atividade favorecedora ao estímulo ao “cuidado de si”, um dos fundamentos de promoção da saúde. Como vulnerabilidades percebeu-se a necessidade de maior incentivo político e econômico nas instituições de ensino e motivação do corpo docente para otimizar o desenvolvimento de Projetos voltados à promoção da saúde. Considerou-se que a extensão universitária, apesar de sua relevância para o processo de ensino-aprendizado e para a promoção da saúde, ainda é percebida como um campo a ser explorado, incentivado e valorizado.
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