Prática extensionista e educação em saúde: percepção de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.67570

Resumo

O presente trabalho reflete a extensão universitária enquanto um processo educativo e dinâmico. Objetivou-se conhecer a percepção de docentes acerca da ação de extensão para a formação profissional e promoção da saúde.  Tratou-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa realizada com 29 docentes de duas instituições de ensino. Os dados foram coletados nos meses de julho e agosto de 2019, por meio de um questionário. Para o tratamento dos dados adotou-se a técnica de análise de conteúdo, por meio do método das cinco fases de análise. O software ATLAS.ti foi utilizado para auxiliar na construção de redes semânticas. A percepção dos docentes possibilitou considerar que a atuação da academia no seio da comunidade é uma estratégia positiva, constitui um recurso que permite a junção da teoria com a prática e favorece o aprimoramento do profissional para atuar na saúde. A inserção da academia também foi percebida como uma atividade favorecedora ao estímulo ao “cuidado de si”, um dos fundamentos de promoção da saúde. Como vulnerabilidades percebeu-se a necessidade de maior incentivo político e econômico nas instituições de ensino e motivação do corpo docente para otimizar o desenvolvimento de Projetos voltados à promoção da saúde. Considerou-se que a extensão universitária, apesar de sua relevância para o processo de ensino-aprendizado e para a promoção da saúde, ainda é percebida como um campo a ser explorado, incentivado e valorizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Rodrigues Santana, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-Graduado em Análise de Situação de Saúde pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP -UFG). Pós-Graduado em Saúde Pública e Estratégias de Saúde da Família- ESF  pela Faculdade Delta. Pós-Graduado em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem (UFG). Mestre em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina (UFG). Atuando como professor de Graduação em Enfermagem e Educação Física, na Universidade Salgado de Oliveira. Coordenador do Projeto de Extensão intitulado: Educação e Saúde na Infância e adolescência. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia-GO.

Cristina Célia de Almeida Pereira Santana, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Possui Especialização em Gestão Hospitalar, Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Enfermagem do Trabalho e em Educação Profissional em Enfermagem. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciada em Enfermagem pela UFG. Atualmente é Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde no Hospital das Clínicas-UFG/EBSERH. 

Dr. Sebastião Benício da Costa Neto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Adjunto II, orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Conselheiro do Departamento de Psicologia da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais de Buenos Aires. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), período de 2006 a 2008. Membro dos Grupos de Trabalho da ANPEPP desde 2006. Possui Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela PUC Goiás. Especialização em Psicologia Hospitalar. Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dr. Ênio Chaves de Oliveira, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG) e médico do Hospital de Urgências de Goiânia. Professor orientador do programa de Pós-Graduacao em Ciencias da Saude da FM-UFG.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

RODRIGUES SANTANA, Régis; CÉLIA DE ALMEIDA PEREIRA SANTANA, Cristina; BENÍCIO DA COSTA NETO, Sebastião; CHAVES DE OLIVEIRA, Ênio. Prática extensionista e educação em saúde: percepção de docentes. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 2, p. 1–16, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i2.67570. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/67570. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres