Políticas públicas educacionais às pessoas com deficiência a partir do novo século.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.66161Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as principais políticas públicas educacionais para a educação especial a partir dos anos 2000, sob a ótica do pensamento educacional (neo)liberal vigente à época. Apoiamo-nos em pesquisa bibliográfica e documental, com base na análise qualitativa dos dados e aproximações ao materialismo histórico-dialético proposto por Marx (1978). A partir do referencial teórico elaborado por Garcia (2016), Libâneo (2012), Saviani (2015), Costa (2018) e Freire (1987; 1996), o problema suleador da pesquisa foi: Em que medida, nas primeiras décadas de 2000, as políticas públicas educacionais brasileiras vêm conseguindo promover a inclusão das pessoas com deficiência? Consideramos a necessidade de aprofundamento do debate em torno do pensamento educacional que verificamos estar presente na Lei Brasileira de Inclusão, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência uma real educação pública, gratuita e de qualidade.
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