Políticas públicas educacionais às pessoas com deficiência a partir do novo século.

Autores

  • Camila de Oliveira Resende Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, camila.sa.adv@gmail.com
  • Vanderlei Balbino da Costa Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, vanderleibalbino@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.66161

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as principais políticas públicas educacionais para a educação especial a partir dos anos 2000, sob a ótica do pensamento educacional (neo)liberal vigente à época. Apoiamo-nos em pesquisa bibliográfica e documental, com base na análise qualitativa dos dados e aproximações ao materialismo histórico-dialético proposto por Marx (1978). A partir do referencial teórico elaborado por Garcia (2016), Libâneo (2012), Saviani (2015), Costa (2018) e Freire (1987; 1996), o problema suleador da pesquisa foi: Em que medida, nas primeiras décadas de 2000, as políticas públicas educacionais brasileiras vêm conseguindo promover a inclusão das pessoas com deficiência? Consideramos a necessidade de aprofundamento do debate em torno do pensamento educacional que verificamos estar presente na Lei Brasileira de Inclusão, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência uma real educação pública, gratuita e de qualidade.

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

RESENDE, Camila de Oliveira; BALBINO DA COSTA, Vanderlei. Políticas públicas educacionais às pessoas com deficiência a partir do novo século. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 2, p. 01–11, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.66161. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/66161. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres