A Resolução de Problemas como metodologia para o ensino de Matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.62867Resumo
A presente investigação é parte de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC[1] e nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A hipótese é a de que as orientações para o ensino de Matemática nos anos iniciais, através dos PCN[2], não sejam efetivamente observadas, na elaboração de livros didáticos. Diante dessa questão, buscou-se analisar se há uma discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos PCN) e a concepção efetivamente presente nos materiais didáticos distribuídos pelo FNDE[3]. De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar as orientações metodológicas do MEC/PCN para o ensino de Matemática; (2) conhecer as diferentes perspectivas sobre Resolução de Problemas; (3) pesquisar as diferenças entre exercícios e problemas; (4) identificar os principais tipos de problemas; (5) identificar como a Resolução de Problemas é abordada nos livros didáticos de Matemática fornecidos pelo FNDE; (5) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática. A pesquisa demonstrou que a Resolução de Problemas como metodologia de ensino para o ensino de Matemática, oficialmente adotada pelo MEC/PCN, não é efetivamente compreendida e observada na elaboração dos livros didáticos.
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