Procedimentos metodológicos para identificação e análise de unidades fraseológicas em corpora de seriados televisivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.62547

Resumo

Haja vista o crescente número de pesquisas no Brasil voltadas ao léxico dos seriados televisivos (ROCHA; ORENHA-OTTAIANO, 2012; BANG; FROMM, 2013; PEIXOTO, 2014; MURAD, 2015; YAMAMOTO; LISBOA, 2019, dentre outros), o presente artigo tem como objetivo descrever os procedimentos metodológicos realizados no escopo de uma pesquisa voltada à identificação e análise de unidades fraseológicas (UFs) no seriado televisivo Game of Thrones (GOT). Portanto, serão apresentados os princípios e critérios de compilação de corpora à luz da metodologia/abordagem da Linguística de Corpus (LC), os procedimentos de seleção de arquivos, compilação, limpeza, conversão e padronização do corpus de estudo da referida pesquisa, bem como as ferramentas utilizadas e procedimentos realizados para identificação e análise de UFs em GOT. Esperamos demonstrar as possibilidades de análises lexicais em legendas de seriados televisivos por meio da metodologia/abordagem da LC, evidenciar a proficuidade do mundo ficcional desses seriados para a realização de estudos lexicais e, por fim, contribuir para embasar e despertar interesse em novas pesquisas terminográficas e fraseológicas voltadas ao mundo ficcional de seriados televisivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Victor Reis Lisboa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí (UFG-REJ). E-mail: joelvictorlisboa@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

LISBOA, Joel Victor Reis. Procedimentos metodológicos para identificação e análise de unidades fraseológicas em corpora de seriados televisivos. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.62547. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/62547. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres