Formação e Educação:uma reflexão sobre o trabalho do árbitro de futebol

Autores

  • Reila Campos Guimarães de Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Gleydson Alves Silva
  • Fabrício Vilarinho da Silva
  • Bruno Raphael Pires

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.61358

Resumo

Resumo: É inegável o reinado da cultura futebolística no Brasil. O objetivo deste estudo é refletir sobre o processo de formação e educação dos árbitros de futebol bem como o seu cenário de trabalho. Trata-se de um artigo de reflexão de pesquisa bibliográfica, de abordagem exploratória e descritiva, de natureza qualitativa obtida no banco de dados do serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Como resultados foram aproximadamente 291 artigos encontrados e dezesseis artigos selecionados para leitura e utilizados na elaboração deste Artigo. No desdobramento dessa reflexão o cotidiano de formação, preparação e atualização dos profissionais da arbitragem servem para identificar sentimentos de segurança e autoconfiança demonstradas em campo, mostrar o domínio e conhecimento de todas as regras e a aplicação delas de forma ética e disciplinar de autoridade. Foram muitas as reflexões sobre a formação e trabalho do árbitro, mas verdadeiramente o que fica é a adrenalina do espetáculo, as marcas profundas dos guerreiros na arena do futebol.   

Palavras-chave:  Futebol. Capacitação Profissional. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reila Campos Guimarães de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás

Departamento: Unidade de Ciências da Saúde - Faculdade de Enfermagem.

Gleydson Alves Silva

Profissional de Educação Física. Especialista em: Educação Física Escolar (ESEFFEGO); Saúde Pública (FIOCRUZ) e Discente do Programa de Pós Graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde –GO. Assistente Técnico em Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Fabrício Vilarinho da Silva

Bacharel em Geografia (UFG). Árbitro Assistente na Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA); Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL); Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Bruno Raphael Pires

Profissional de Educação Física. Analista de Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Árbitro Assistente na Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA); Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL); Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

GUIMARÃES DE ARAÚJO, Reila Campos; ALVES SILVA, Gleydson; VILARINHO DA SILVA, Fabrício; PIRES, Bruno Raphael. Formação e Educação:uma reflexão sobre o trabalho do árbitro de futebol. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–09, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.61358. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/61358. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres