A qualidade da água na microbacia hidrográfica do ribeirão santo antônio para o abastecimento humano no município de iporá-go
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i3.59704Resumo
Este trabalho aborda o tema qualidade da água na microbacia hidrográfica do ribeirão Santo Antônio, a fim de avaliar a qualidade da água bruta do ribeirão no município de Iporá –GO no ponto de captação pela empresa de Saneamento de Goiás – S/A (SANEAGO) responsável pela coleta, tratamento e distribuição no estado de Goiás. Com isto, o estudo avaliou a presença de metais pesados e parâmetros químicos da água da microbacia, no 1° semestre de 2015, 2016 e 2017 e no 2° semestre de 2015 e 2016. As análises foram cedidas pela empresa estatal por parceria entre o pesquisador e a empresa, com o objetivo de verificar se houve alterações dos elementos metálicos e dos parâmetros a respeito da resolução CONAMA n° 357/2005 e da portaria do ministério da saúde n° 2.914/2011. Com os resultados verificou-se que o elemento metálico ferro dissolvido apresentou alterações em sua concentração em 100% das análises feitas nos respectivos anos, e que este, se associasse com o escoamento superficial e com o tipo de solo da região, pois a grande predominância de argissolos e latossolos, originários de minerais compostos por óxidos de ferro. O alumínio apresentou alterações em sua composição apenas no 1° semestre de 2015 e 2016 e também associou com o escoamento superficial e com os solos típicos da região, que são ricos em alumínio naturalmente. Os parâmetros químicos não excederam as recomendações da legislação, mas alguns desses não apresentaram limites recomendados pela legislação vigente, já outros, seus resultados nada foi detectado. Contudo a preservação e conservação da cobertura vegetal na bacia, assim como as matas ciliares, ajuda a proteger o solo contra as ações da chuva e retendo a energia do escoamento superficial, evitando que solos compostos por estes elementos sejam lixiviados para os cursos hídricos da microbacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.