A feira Livre como espaço de aprendizagem discente: um estudo exploratório com alunos do curso de educação do campo

um estudo exploratório com alunos do Curso de Educação do Campo

Autores

  • Elis Regina Costa UFG Catalão
  • Maria J José da Silva
  • Ana Paula S Siqueira Naves
  • Mirione Jose Ferreira
  • Thaylla Poliana da Silva Girardi
  • Sebastião Duarte Abadio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58301

Resumo

O trabalho apresenta uma análise interdisciplinar acerca da feira livre como elo entre a cidade e o campo sob a perspectiva de duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Psicologia da Educação I e Sociologia e Educação do campo. O trabalho de investigação foi realizado por alunos do 2° Período e docentes da Universidade Federal De Goiás, Regional Catalão. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e fotos. A análise dos dados foi realizada tendo por base duas subtemáticas, “A feira Livre como Espaço de Aprendizagem Humana”, conteúdo estudado dentro da disciplina Psicologia da Educação I e a “agricultura familiar e a feira livre do Bairro Ipanema como constitutivas da estrutura socioeconômica e político-ideológica da sociedade capitalista” na disciplina de Sociologia e Educação do Campo. Os resultados obtidos evidenciaram que a feira é rica em diversidade, conhecimento, colabora para a agricultura familiar e expressa a aprendizagem em seus diversos campos, individual, coletivo e cultural. Se caracteriza como uma relação entre campo e cidade essencial para ambos. A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciarem a feira e sua luta, para construírem conhecimentos mais elaborados, significativos e a construção de uma visão critica e interdisciplinar das lutas pelo seu espaço na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria J José da Silva

Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Goiás (1984), Especialização em História do Brasil República, pela Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás (1988), Mestrado em Educação, pelo PPGE - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás (2005), Doutorado em Educação pelo PPGE - Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, na Unidade Acadêmica Especial de Educação. Integrante do NEPEDUCA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão. Atua nas áreas de Sociologia da Educação e em Políticas Educacionais do Brasil.. 

Ana Paula S Siqueira Naves

Gradiuanda do Curso de Licenciatura em Educação do campo da UFG Regional Catalão. 

Mirione Jose Ferreira

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG Regional Catalão - UFCAT 

Thaylla Poliana da Silva Girardi

Graduanda do Curso de Licenciartura em Educação do Campo da UFG Regional Catalão - UFCAT 

Sebastião Duarte Abadio

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG Regional catalão - UFCAT

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

COSTA, Elis Regina; SILVA, Maria J José da; NAVES, Ana Paula S Siqueira; FERREIRA, Mirione Jose; GIRARDI, Thaylla Poliana da Silva; ABADIO, Sebastião Duarte. A feira Livre como espaço de aprendizagem discente: um estudo exploratório com alunos do curso de educação do campo: um estudo exploratório com alunos do Curso de Educação do Campo. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–14, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.58301. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58301. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres