A feira Livre como espaço de aprendizagem discente: um estudo exploratório com alunos do curso de educação do campo
um estudo exploratório com alunos do Curso de Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58301Resumo
O trabalho apresenta uma análise interdisciplinar acerca da feira livre como elo entre a cidade e o campo sob a perspectiva de duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Psicologia da Educação I e Sociologia e Educação do campo. O trabalho de investigação foi realizado por alunos do 2° Período e docentes da Universidade Federal De Goiás, Regional Catalão. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e fotos. A análise dos dados foi realizada tendo por base duas subtemáticas, “A feira Livre como Espaço de Aprendizagem Humana”, conteúdo estudado dentro da disciplina Psicologia da Educação I e a “agricultura familiar e a feira livre do Bairro Ipanema como constitutivas da estrutura socioeconômica e político-ideológica da sociedade capitalista” na disciplina de Sociologia e Educação do Campo. Os resultados obtidos evidenciaram que a feira é rica em diversidade, conhecimento, colabora para a agricultura familiar e expressa a aprendizagem em seus diversos campos, individual, coletivo e cultural. Se caracteriza como uma relação entre campo e cidade essencial para ambos. A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciarem a feira e sua luta, para construírem conhecimentos mais elaborados, significativos e a construção de uma visão critica e interdisciplinar das lutas pelo seu espaço na sociedade.
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