Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar

Autores

  • Marcos Sergio Tiaen Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.57523

Resumo

O artigo aborda parte da pesquisa que investigou o potencial educativo das atividades circenses, a partir da realização de uma formação continuada com professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de ensino de Corumbá, localizada no extremo oeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira Brasil/Bolívia. Partiu do pressuposto de que há um esvaziamento na formação continuada dos professores de Educação Física, bem como dificuldades de articulação dos conhecimentos desenvolvidos nos cursos de formação frente à realidade das situações vivenciadas na prática pedagógica, na escola. As contribuições das atividades circenses reforçam seu potencial educativo em instituições escolares, no entanto, como será que esse processo ocorre em outros contextos de educação continuada? Quem são os professores de Educação Física interessados em inserir as atividades circenses em sua prática pedagógica? Qual a contribuição das atividades circenses na formação continuada de professores de Educação Física? Com a realização da pesquisa ressalta-se a necessidade de contextualizar a formação continuada e o conteúdo do circo à realidade de trabalho dos professores, bem como o envolvimento coletivo da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Sergio Tiaen, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Salesiana de Santa Teresa e no curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN).

Marcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, MS. Coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa sobre formação e prática docente (Laforprat).

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/5417556351436964

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

TIAEN, Marcos Sergio; SAMBUGARI, Marcia Regina do Nascimento. Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–20, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.57523. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/57523. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres