Obesidade e sedentarismo no ensino médio: uma proposta de intervenção nas aulas de Educação Física

Autores

  • Wellington Lima da Silva Secretaria Municipal de Educação de Presidente Epitácio-SP/Professor de Educação Física
  • Luiz Felipe Chaves Pereira Secretaria Municipal de Educação de Presidente Epitácio-SP/Professor de Educação Física
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista - Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.57359

Resumo

Nesta pesquisa assumiram-se como objetivos sistematizar e desenvolver uma proposta de intervenção que auxiliasse os(as) estudantes do ensino médio a refletirem criticamente sobre os temas da obesidade e do sedentarismo. Os(as) participantes da pesquisa interventiva, estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio, frequentavam uma escola da rede pública estadual, de um município de médio porte, do interior do estado de São Paulo. A perspectiva teórica da abordagem crítico-superadora em Educação Física subsidiou a práxis pedagógica. Como procedimentos metodológicos, num primeiro momento, foram apresentados dados científicos de pesquisas que os(as) levaram a refletirem sobre a construção da desigualdade social no contexto brasileiro e os impactos no processo de apropriação dos alimentos e do exercício físico por parte da classe trabalhadora. Posteriormente, os conceitos de obesidade e sedentarismo foram apresentados na perspectiva teórica assumida. Após, aplicou-se o questionário do Bem Estar, além de realizar a aferição dos dados do Índice de Massa Corporal (IMC) dos(as) estudantes, na expectativa de problematizá-los. Os resultados apontaram,os(as) estudantes optam por alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, alimentos prejudiciais à saúde. Poucos(as) são os(as) que realizam ao menos cinco refeições diárias. Uma pequena parcela, frequentemente,realiza atividades físicas. Tais dados, assim como os conceitos de obesidade e sedentarismo, foram contextualizados, a partir de uma leitura crítica dos determinantes históricos, sociais e culturais que exercem influências nesse processo. Sobretudo, porque os argumentos dos(as) estudantes, ao estarem pautados no senso comum, coadunam com a lógica de culpabilização e responsabilização exclusiva, pela condição de saúde que se encontram, bem como de seus familiares. Palavras-chave: Educação Física escolar. Obesidade. Sedentarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista - Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes

Marcos Vinicius Francisco é formado no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da FCT/UNESP, Mestre e Doutor (financiamento da FAPESP) em Educação pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e atualmente está realizando Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Bullying Escolar, Violência, Formação de Professores em Educação Física e Educação Física escolar, a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-Superadora e da Teoria Histórico-Cultural (base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético)

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

SILVA, Wellington Lima da; PEREIRA, Luiz Felipe Chaves; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Obesidade e sedentarismo no ensino médio: uma proposta de intervenção nas aulas de Educação Física. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 3, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.57359. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/57359. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde