A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS PELAS IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51390Palavras-chave:
Produção do Espaço, Ensino de Cidade, Imagens.Resumo
A educação geográfica visa a estimular a capacidade reflexiva, analítica e crítica dos estudantes referente aos fenômenos geográficos que ocorrem na escala local e também no âmbito global. Nessa lógica, estudar a cidade, nesse caso, o município de Duque de Caxias, torna-se um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, para a construção do conhecimento geográfico dos estudantes. Isto se dá, pois, além de ser lócus de suas práticas espaciais, contém importantes elementos que podem ser dialogados no decorrer das aulas, como: os espaços de lutas e contradições; a presença dos símbolos e as questões econômicas, sociais, urbanas e ambientais. O uso de imagens nesse trabalho, para a apresentação dos conteúdos sobre Duque de Caxias, foi um importante recurso didático, abrindo espaço para opiniões, questionamentos e maior diálogo entre docente e discente. Como metodologia de pesquisa, buscou-se trabalhar com o referencial teórico-metodológico qualitativo, precisamente o estudo de caso, cujo fato importante não era a aquisição de dados estatísticos, mas problematizar o porquê e o como ao relacionar os conteúdos e os conceitos geográficos ao espaço cotidiano dos alunos. Como resultado final, foi possível observar a participação ativa dos alunos com as atividades realizadas, uma vez que aqueles apresentaram um nível maior de opiniões, questionamentos e apresentações de soluções para as problemáticas discorridas, além de favorecer uma maior interação e diálogo entre docente e o discente.Downloads
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