REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER FORMADOR E POLÍTICO DA ARTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • Karine Assis Oliveira Soares
  • Tiago Gomes Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.51197

Palavras-chave:

Arte, Capitalismo, Consumismo, Educação, Emancipação.

Resumo

Vivenciamos nos dias atuais uma realidade marcada pela fluidez das relações e, sobretudo, uma modificação da própria condição humana que nos tornou meramente consumidores. Inevitavelmente, a arte e a educação também se modificaram adquirindo um caráter técnico e mecanicista. Segundo a visão aristotélica, assim como a arte, a educação deve visar a emancipação humana, cabendo aos educadores, e também aos artistas, preparar o sujeito para o enfrentamento do mundo real, panorama que acabou sendo perdido com o desenvolvimento do capitalismo. Partiremos dos pressupostos, levantados a partir de nossas vivências no exercício docente e artístico, de que a arte e a educação se tornaram meramente produtos a serem vendidos, alimentando um desejo imediato de consumo e de lucro. Como é possível conferir um novo sentido à arte na vigência do capitalismo? Como resgatar seu caráter emancipador e político? Para responder a essas e outras questões, utilizaremos como aporte teórico os filósofos Aristóteles e Herbert Marcuse e o teatrólogo Augusto Boal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Assis Oliveira Soares

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás - UFG, cursando especialização em Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR,  pesquisadora na área de filosofia da educação com os temas: paidéia grega, história da educação na filosofiia, e psicologia da educação. Participou como membro do Fórum da Medicalização da Educação e da Sociedade da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí-Goiás. Atualmente leciona Filosofia e Sociologia no Ensino Médio como professora  da rede privada de Jataí/Goiás.

Tiago Gomes Alves

Graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e Pós-Graduado em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR. Habilitado profissionalmente desde 2006 como Ator e Diretor de Produção pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná – SATED-PR. Possui curso de crítica pelo Núcleo de Crítica de Cinema (realizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba). Tem interesse nas áreas de Artes Cênicas, Educação, Linguística, Semiótica e Filosofia.

Referências

ARENDT, H. A Condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

ARISTÓTELES. Política. Tradução, introdução e comentários de Mário da Gama Kury. Brasília. Ed. Universidade de Brasília, 1997.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução José Lino Grünnewald. São Paulo: Ed Abril, 1975.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

______. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BRANDÃO, J. de S. Teatro Grego: Origem e evolução. Rio de Janeiro: TAB, 1980.

______. Teatro Grego: Tragédia e comédia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

CAMPOS, C. de A. Zumbi, Tiradentes: E Outras Histórias Contadas pelo Teatro de Arena de São Paulo. São Paulo: Perspectiva: Edusp, 1988.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

GOMES, D. A. A dimensão política da arte na obra de Herbert Marcuse. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.

MARCUSE, H. A dimensão estética. Tradução Maria E. Costa. Lisboa: Edições 70, 2016.

______. A ideologia da sociedade industrial: O homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

Marx, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

SAHÃO, B.P. Aspectos sociais da arte na sociedade capitalista: uma reflexão sobre a função social da arte nas relações humanas. CELACC/ECA - Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em http://www.usp.br/celacc/?q=celacc-tcc/543/detalhe Acesso dia 02 de novembro de 2017 às 14:30.

Downloads

Publicado

2018-03-10

Como Citar

OLIVEIRA SOARES, Karine Assis; ALVES, Tiago Gomes. REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER FORMADOR E POLÍTICO DA ARTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–13, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.51197. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/51197. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres