GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.44738Palavras-chave:
Gestão, Motivação, Professores.Resumo
O gestor escolar deve ter uma boa liderança de comunicação, sabendo interagir com sua equipe de trabalho de modo equilibrado e positivo, valorizando o potencial de cada professor. A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados em relação ao aprendizado dos alunos, porém nem sempre são positivos. Para evitar desperdícios de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessário a presença da equipe gestora e professores que atuem como líderes, motivadores, capazes de programar ações direcionadas para esse foco. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar quais as formas encontradas pelos gestores e sua equipe para promover a motivação dos professores em sala de aula. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores de escolas do município de Júlio de Castilhos. Considera-se relevante este estudo, pois ser professor é uma das profissões que mais teve aumento de tarefas nós últimos tempos e a motivação está ligada diretamente com essa profissão.
Downloads
Referências
ADAIR, J. Liderança e Motivação. 2. ed. São Paulo: Clio, 2010.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 10 mar.2014.
BOCK, A. M. B. (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
BZNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITH, E. (org). A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2009. p.9-36.
GOMES, J. F. A estrutura da inteligência e a criatividade. Rev. Portuguesa de Pedagogia. Coimbra: Casa do Castelo, 1975.
GUIMARÃES, S. E.R. Motivação intrínseca, extríncica e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E. (Org). A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 37-57.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Concepções e processo democráticos de gestão educacional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010b.
______. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MINAYO, M. C. (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto A legre: ARTMED, 2000.
ROSAR, M. F. F. A dialética entre concepção e a prática da "gestão democrática" no âmbito da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, Dezembro, 1992.
SAVIANI, D. A nova lei da educação - LDB: trajetória e limites. Campinas: autores associados, 1997.
VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão escolar. Líber livro, fortaleza, 2008.
_______. Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense. Estudos avançados. V.21, n.60
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.