GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS

Autores

  • Betina Waihrich Marim Teixeira Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).
  • Sílvia de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.44738

Palavras-chave:

Gestão, Motivação, Professores.

Resumo

O gestor escolar deve ter uma boa liderança de comunicação, sabendo interagir com sua equipe de trabalho de modo equilibrado e positivo, valorizando o potencial de cada professor. A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados em relação ao aprendizado dos alunos, porém nem sempre são positivos. Para evitar desperdícios de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessário a presença da equipe gestora e professores que atuem como líderes, motivadores, capazes de programar ações direcionadas para esse foco. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar quais as formas encontradas pelos gestores e sua equipe para promover a motivação dos professores em sala de aula. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores de escolas do município de Júlio de Castilhos. Considera-se relevante este estudo, pois ser professor é uma das profissões que mais teve aumento de tarefas nós últimos tempos e a motivação está ligada diretamente com essa profissão.

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Biografia do Autor

Betina Waihrich Marim Teixeira, Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).

Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).

Sílvia de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.

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Publicado

2017-03-26

Como Citar

TEIXEIRA, Betina Waihrich Marim; SIQUEIRA, Sílvia de. GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–25, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.44738. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/44738. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres