FORMAÇÃO CONTINUADA: O que pensam os professores da escola pública em Ituiutaba?

Autores

  • Monalisa Lopes dos Santos Coelho Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38803

Palavras-chave:

Formação Continuada de professores. Escola pública. Educação Básica

Resumo

Este texto é o resultado de um estudo acerca da formação continuada de professores numa escola pública e estadual da cidade de Ituiutaba –MG: a escola Y. Enquanto alunas do curso de pedagogia da UFU inseridas no Pibid que atua nesta escola, nos interessamos em conhecer o que pensam os professores da educação básica. Assim, indagamos como se configura a formação continuada dos professores da referida escola, quais cursos eles fazem? Em quais instituições de ensino eles fazem? Qual o tempo de duração destes cursos? Se os governos federal, estadual, e municipal oferecem este tipo de formação e se existem fatores que motivam esta formação, para favorecer a conciliação desta com as atividades docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos pautamos nos posicionamentos de Ferreira (2006), Freitas (2007) e Dias (2012) e a partir desse referencial teórico, utilizamos o método da entrevista, como nosso principal instrumento metodológico de pesquisa na referida escola. Nos resultados, verificamos que de fato estes professores realizam formação continuada, entretanto, detectamos desafios e obstáculos para que estes se vejam totalmente motivados e interessados em continuar em formação, diante de como esta formação tem acontecido no município.

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Biografia do Autor

Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Graduanda no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia na FACIP (Faculdade de Ciências Integradas do Pontal). Bolsista no Programa PROEXT Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal: memória, história e cidadania. Ex- bolsista da CAPES no Subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFU. Tem experiência na área de Educação.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

COELHO, Monalisa Lopes dos Santos. FORMAÇÃO CONTINUADA: O que pensam os professores da escola pública em Ituiutaba?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1–10, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38803. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/38803. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres