A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA ORGANIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL [doi] 10.5216/rir.v11i2.36585
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36585Palavras-chave:
Ensino Fundamental de Nove Anos. Políticas de Ampliação do Ensino Fundamental. Formação de Professores.Resumo
Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possível concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.
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