ITINERÁRIOS DA PESQUISA PÓS-ESTRUTURALISTA EM EDUCAÇÃO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36291

Autores

  • Reginaldo Santos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Nilson Fernandes Dinis Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36291

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa, Pós-Estruturalismo

Resumo

Os estudos pós-estruturalistas trazem importantes contribuições para a educação contemporânea. Neles localizamos um referencial teórico e epistemológico que problematiza as noções de sujeito, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O artigo objetiva analisar o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tecer um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Discute-se a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Assistente do Departametno de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Doutor em Educação (UFSCar)

Nilson Fernandes Dinis, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Referências

CASCAIS, Antonio Fernando. Paixão, morte e ressurreição do sujeito em Foucault. Comunicação e Linguagens. Lisboa: Cosmos, n. 19, p. 77-117, 1993.

CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36-61, mai./ago. 2003.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Edições Graal, 2004.

______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2005a.

______. A arqueologia do saber. São Paulo: Forense Universitária, 2005b.

______. 1983. Estruturalismo e pós-estruturalismo. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências Humanas e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias críticas do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

______. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber Costa (org.). Caminhos investigativos I. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

______. Teoria e método em Michel Foucault: (im) possibilidades. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 34, p. 83-94, set./dez. 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

PEREIRA, Reginaldo Santos; DINIS, Nilson Fernandes. ITINERÁRIOS DA PESQUISA PÓS-ESTRUTURALISTA EM EDUCAÇÃO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36291. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.36291. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/36291. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres