ITINERÁRIOS DA PESQUISA PÓS-ESTRUTURALISTA EM EDUCAÇÃO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36291
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36291Palavras-chave:
Educação, Pesquisa, Pós-EstruturalismoResumo
Os estudos pós-estruturalistas trazem importantes contribuições para a educação contemporânea. Neles localizamos um referencial teórico e epistemológico que problematiza as noções de sujeito, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O artigo objetiva analisar o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tecer um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Discute-se a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes.
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