A GESTÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria
  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.36083

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Gestão Escolar.

Resumo

Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre a gestão escolar de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Através das informações encontradas nesta investigação foi possível observar que os acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM apresentaram duas diferentes percepções sobre a gestão escolar: uma boa gestão e uma gestão não efetiva.

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Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM, Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (UFPel); Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (UFPel); Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor do curso de educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC). Doutorando em Ciências Médicas (UFSC). Professor do curso de Educação Física da Univesidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

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Publicado

2016-03-09

Como Citar

KRUG, Hugo Norberto; IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Rodrigo de Rosso. A GESTÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.36083. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/36083. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres