CONCEPÇÕES DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA (GO) SOBRE O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28667Palavras-chave:
Educação. Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Alunos.Resumo
O objetivo deste estudo foi o de investigar as percepções sobre o ensino da disciplina de Ciências Naturais de setenta e cinco discentes matriculados em quatro estabelecimentos de ensino de Formosa-GO, dois municipais e dois estaduais. Os pontos investigados foram o nível de dificuldade atribuído a essa disciplina e estratégias didáticas utilizadas pelo professor para a aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento do trabalho pautou-se nos princípios da metodologia de pesquisa quali-quantitativa. Para sondar as ideias dos discentes aplicou-se um questionário com perguntas abertas. Os dados obtidos por meio das perguntas foram analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e da análise de conteúdo. No que tange à visão acerca da disciplina de Ciências, a maioria dos pesquisados disciplina de Ciências tem um grau de dificuldade mediano, relataram que os fatores que mais influenciam para o interesse são os conteúdos e a maneira pela qual são apresentados aos discentes, como uso de vídeos e experiência, e, por fim, afirmaram que a quantidade excessiva de textos e atividades sem maiores esclarecimentos e participação são fatores que contribuem para o desinteresse nas aulas de Ciências.
DOI: 10.5216/rir.v1i16.28667
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