AS MÍDIAS NO CONTEXTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cícera Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Marly Hatje

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26214

Palavras-chave:

Educação Física, Mídias, Educação, Escola

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a relação dos professores de Educação Física (EF), da Rede Estadual cidade de Santa Maria – RS, com as mídias no contexto pessoal e profissional. Vários estudos relacionam o acesso e consumo das mídias pelos professores, aos usos das mesmas com fins educacionais. Nessa perspectiva, entendemos como necessário para estabelecer a relação entre as mídias, a escola e a disciplina de EF conhecer o perfil dos professores que estão nas escolas, analisando o que eles consomem e usam de mídias, o que entendem por mídias na educação (EF), mídias na formação, etc. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória, através de questionários com perguntas abertas e fechadas relacionados ao acesso e consumo de mídias no cotidiano dentro e fora da escola. A partir da análise dos resultados concluímos que os professores pesquisados entendem as mídias como necessárias para o ensino de qualidade, buscando a integração das mesmas no contexto da disciplina, no entanto, encontram dificuldades em como fazer essa mediação, principalmente porque não tiveram presente em suas formações iniciais a temática mídia e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Curso de Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Polêmicas do nosso tempo. 2ª Edição. Campinas: Autores Associados, 2005.

BETTI, M. Educação Física Escolar: Ensino e Pesquisa-ação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. (coleção educação física).

BIANCHI, P. Relato de Experiência em Mídia-Educação (Física) com Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. In: Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC. s/d.

BIANCHI, P. Formação em mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis – Santa Catarina. Florianópolis: Dissertação: PPGEF/UFSC, 2009.

DINIZ, I, K, S.; RODRIGUES, H, A.; DARIDO, S, C. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 183-202, jul/set de 2012.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. INTERFACES DA DOCÊNCIA (DES) CONECTADA: Usos das mídias e consumos culturais de professores. Anais 33ª União Anual da Anped. 2010. .

GIL, A, C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas – SP. Papirus, 2007.

KUNZ, E. Se – Movimentar. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 383-386.

PIRES, G. D. L. Educação Física e o Discurso Midiático: abordagem critico-emancipatória. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. (Coleção Educação Física).

RICHARDSON, R, Jarry (et al). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. – 21. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.

HATJE, M.; RODRIGUES, M. V.; CASAROTTO, V.; FRIZZO, L.; SICHONANY, L. A presença das mídias (tics) na formação inicial em Educação Física no Rio Grande do Sul – Brasil. PRAXIA. Revista online de Educação Física da UEG. 2013.

RABAÇA, C. A, BARBOSA, G. Dicionário da Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

SMANIOTTO, M, C. Jornal impresso X Jornal online: As diferenças e semelhanças do desenho de comunicação visual. Anais VI SEPesq, 2011. Disponível em: < http://www.uniritter.edu.br/eventos/sepesq/vi_sepesq/arquivosPDF/27958/2341/com_identificacao/sepesq_artigointerfacedigitais.pdf> Acesso em 10 de junho de 2013.

SOUZA, C. A.; VEIGA, C. G.; HATJE, M. Educação Física como Temática de Produção de Conhecimento em Periódicos Nacionais. Anais VI. Conbrace – Sul. 2012.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

SOUZA, Cícera; HATJE, Marly. AS MÍDIAS NO CONTEXTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i15.26214. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/26214. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres