A AVALIAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Ivone Santos Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
  • Sandramara Matias Chaves Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24525

Palavras-chave:

Avaliação Docente, Política Educacional, Educação e Estrutura Econômica

Resumo

Este artigo discute a avaliação docente destacando a vinculação das políticas avaliativas educacionais com os interesses de mercado segundo a lógica capitalista. Nesse sentido, evidencia-se as contradições presentes na perspectiva de desvelar os viéses ideológicos do processo, como por exemplo, o interesse pelo professor, que camufla a intenção de preparar este profissional para contribuir com o ajuste da educação às exigências do capital. Metodologicamente, este artigo faz uma análise sistêmica da avaliação docente a partir de uma sistemática revisão bibliográfica e de reflexões das autoras. Constatamos que as políticas para os professores estão inseridas num conjunto de reformas mediadas por organismos internacionais, as quais fazem parte do processo de globalização da educação e da redefinição das políticas educativas.

 

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Biografia do Autor

Ivone Santos Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Licenciada em Ciências Biologicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Coordenadora do Departamento de Assistênica Estudantil e Apoio ao Ensino do IFPA - Campus Conceição do Araguaia.

Sandramara Matias Chaves, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Pró-Reitora de Graduação desde 2006.

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

SIQUEIRA, Ivone Santos; CHAVES, Sandramara Matias. A AVALIAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.24525. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/24525. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres