A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERSPECTIVAS E MÉTODOS

Autores

  • Sonia Aparecida Faleiros Universidade Federal de Goiás- Campus Jatai
  • Luiz Almeida Silva Universidade Federal de Goiás, Campus Jatai
  • Eulia Rejane Silva Prefeitura Municipal de Uberlândia, MG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24420

Palavras-chave:

avaliação, educação infantil, aprendizagem

Resumo

RESUMO: Há algum tempo pode se observar que a Educação Infantil tem deixado de ser apenas assistencialista para focar também na aprendizagem e no desenvolvimento da criança se valendo do tripé: educar, brincar e cuidar. Assim surge a necessidade de se conhecer várias formas de avaliar e consequentemente as mais utilizadas para essa faixa etária. O presente trabalho objetivou conhecer melhor o desenvolvimento das habilidades necessárias à atividade de avaliar na educação infantil justificando-se pela urgente exigência de se pesquisar a melhor forma de avaliar  na Educação Infantil e também nas diversas categorias de ensino. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada por meio de busca eletrônica, literaturas impressas, jornais e revistas que tratam especificamente do tema. Como resultados, observa-se por meio das obras pesquisadas que a avaliação na educação infantil, embora a consciência sobre sua necessidade esteja crescendo, ainda se encontra obscura, pois muitos profissionais ainda não estão aderindo a esta necessidade urgente. O mesmo mostra também que há uma necessidade eminente de mudança no que tange a avaliação nos diversos aspectos, porém ainda há muito que pesquisar e estudar para que o processo ensino aprendizagem se adéque à realidade da  criança de hoje principalmente quando se fala em avaliação. Conclui-se que, no quesito formativo, as instituições de ensino possuem grande responsabilidade na formação dos futuros profissionais, mostrando-lhes já na academia, que as formas educativa e avaliativa necessitam de mudanças, pois assim como todos os outros seres, a criança também se encontra em constante estado de evolução.

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Biografia do Autor

Sonia Aparecida Faleiros, Universidade Federal de Goiás- Campus Jatai

Pedagogista e Letrada. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Professora Substituta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Campus Jatai.

Luiz Almeida Silva, Universidade Federal de Goiás, Campus Jatai

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Goiás, Campus jataí

Eulia Rejane Silva, Prefeitura Municipal de Uberlândia, MG.

Pedagogista e Letrada. Mestre em Linguistica. Supervisora da Educação Infantil da prefeitura municipal de Uberlândia, MG

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

FALEIROS, Sonia Aparecida; SILVA, Luiz Almeida; SILVA, Eulia Rejane. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERSPECTIVAS E MÉTODOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.24420. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/24420. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres