INTERVENÇÕES GRUPAIS EM PSICODRAMA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Joana Darc Moreira Alves Universidade Federal de Goias
  • Érico Douglas Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24061

Palavras-chave:

Intervenções Grupais, Escola Integral, Relações interpessoais, Gênero.

Resumo

A educação integral traz oportunidades complementares de formação, prometendo inovações e enriquecimento curricular, através de uma perspectiva crítico emancipadora, que possibilita aos seus sujeitos a reflexão e ação necessárias para o alcance de uma melhor qualidade de vida. O presente artigo trata-se de um estudo teórico sobre as possibilidades do trabalho com intervenções grupais nas escolas que funcionam em tempo integral. As relações interpessoais bem como as questões de gênero e da sexualidade são temas que podem ser trabalhados com metodologias grupais de intervenção. A Escola em Tempo Integral é retratada, com seus desafios e potencialidades. O conceito de grupos e as fases e momentos distintos pelos quais ele se constitui, levam o coordenador de grupo adequar suas intervenções como forma de potencializar a mudança. O potencial do Psicodrama para uma intervenção diferenciada e transformadora tem sido amplamente utilizado na área educacional por facilitar questões ligadas à complexidade das interações sociais e aos desafios para uma atuação educativa e formadora. As intervenções grupais contribuem para a renovação das atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas.

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Biografia do Autor

Joana Darc Moreira Alves, Universidade Federal de Goias

Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, mestranda em educação

Referências

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

MOREIRA ALVES, Joana Darc; VIEIRA, Érico Douglas. INTERVENÇÕES GRUPAIS EM PSICODRAMA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.24061. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/24061. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres