POR UMA ESTÉTICA PEDAGÓGICA EM ALBERT CAMUS

Autores

  • Danilo Rodrigues Pimenta Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.23098

Palavras-chave:

Existência, Estética, Educação

Resumo

Albert Camus não possui uma obra especifica sobre educação, mas o conjunto de seus textos nos oferece indicações para pensar uma pedagogia do absurdo, assim, o objetivo deste artigo é analisar a estética camusiana, identificá-la como uma atitude coerente diante do absurdo e da revolta e pensar em uma possível pedagogia do absurdo. O criador absurdo cria para nada e sua pedagogia consiste na consciência da efemeridade de sua obra. A intenção pedagógica do artista é manter a consciência por meio de sua obra, visto que são os fracassos da existência absurda que mais nos ensinam a respeito dela. A estética pedagógica proposta pelo franco-argelino é proporcional ao homem e por isso é mais esclarecedoras que todas as bibliotecas, visto que Camus está convencido da mensagem instrutiva da aparência sensível que descreve o fracasso da existência humana. É exatamente por isso que a criação artística é um instrumento de libertação, visto que ela tem a finalidade de despertar o homem de sua vida maquinal, isto é, da vida desprovida da consciência da absurdidade da existência.

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Biografia do Autor

Danilo Rodrigues Pimenta, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Educação na UNICAMP, na área em concentração Filosofia e História da Educação, Mestre em Filosofia pela UFOP, na área de concentração em Estética e Filosofia da Arte e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Autor de artigos em revistas especializadas na área de Filosofia e de Educação.

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

PIMENTA, Danilo Rodrigues. POR UMA ESTÉTICA PEDAGÓGICA EM ALBERT CAMUS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.23098. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/23098. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres