PROJETO DE HORTA ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DA POLICIA MILITAR DE RIO VERDE – GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.22372Palavras-chave:
Educação Ambiental, Horta Escolar, Alimentação SaudávelResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a proposta de horta na escola avaliando, como estudo de caso, a execução do projeto de horta escolar no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde – GO. Inicialmente, explorou-se o tema por meio de revisão de literatura. Em seguida, foi realizada uma caracterização do Colégio Militar de Rio Verde, com observações e com levantamento de dados qualitativos, por meio de questionário e entrevista com os envolvidos. Estes dados foram analisados e confrontados com aquilo que constava no projeto de Horta Escolar. A análise permite dizer que o desenvolvimento do projeto tem pontos positivos e negativos. A horta oportuniza, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática e incentiva a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. Mas, ao mesmo tempo, falta motivação e comprometimento ou, até mesmo, incentivo aos alunos. Assim, é preciso encontrar estratégias para resgatar a participação dos alunos e buscar, em várias disciplinas, interação dos professores para executar uma verdadeira interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
ANVERSA, V. A. Mãos à horta! Trabalhando com hortas orgânicas para a aplicação de conceitos da Educação Ambiental na escola. Niterói – RJ – 2008. CENTRO UNIVESIDADE PLÍNIO LEITE, cartilha elaborada a partir da dissertação de Mestrado.
BERNARDON, R. Horta escolar no Distrito Federal: Instrumento de Promoção da Alimentação Saudável? Brasília 2011. Dissertação apresentada ao programa de Pós – Graduação em Nutrição Humana da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.
BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.010, de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas escolas de Educação Infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília/DF, 9 maio 2006.
CORSON, W. H. Manual global de ecologia: o que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Augustus, 1996. 413 p.
EVANGELISTA, M. L. de M. Horta Mandala. Projeto. Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Carlos Cunha Filho. Rio Verde - GO, 2011.
FREIRE, J. L. O. et al; Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Caderno Temático / Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. nº 20. Março /2008.
GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: edições Loyola, 2003.
GUERRA, F M. Horta solidária. Rio de Janeiro, 2008.
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), 2008-2009.
_______SIDRA, 2011.
JESUS et al. A horta escolar como tema-gerador de uma escola rural no agreste sergipano: subsídios para o ensino de ciências. G. Ciências Humanas- 7 edição- 12. ensino de ciências (2011). Anais. 63 Reunião Anual da SBPC.
LOURO, D.T.F; SALOMÃO, S. R; PEREIRA, L. P. Brincar e aprender com a horta da creche: reflexões sobre o ensino de ciências na educação infantil. G. Ciências Humanas- 7 edição- 12. ensino de ciências (2011). Anais. 63 Reunião Anual da SBPC.
MAGALHÃES, A. M. A horta como estratégia de educação alimentar em creche. 2003. 120 p. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2.a edição revista
ª reimpressão Série B. Textos Básicos de Saúde Brasília – DF 2008.
MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência
do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 50 f. (Relatório de Graduação) – Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
OLIVEIRA, I. B. (Org.). Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2004. Série Cultura, Memória e Currículo; vol. 4. In.: CRIBB; S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente [Editorial]. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 42-60, Abril 2010.
PEREIRA E. N. et al; Construindo saberes através da implantação de horta escolar em uma escola pública da cidade do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. 2008.
SEGURA, D.S.B. 2001. Educação ambiental na escola publica: da curiosidade ingênua à consciência critica. Editora: Annablime: Fapesp.
SOLEIL. Você sabe se alimentar? Dr. Soleil. Tradução de Tomoyoshi et al. 7ª. ed. São Paulo: Paulus, 1992.
TURANO, W. A didática na educação nutricional. In: GOUVEIA, E. Nutrição Saúde e Comunidade. São Paulo: Revinter, 1990. 246 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.