O MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA - Breves considerações sobre o método dialético materialista de Karl Marx
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22354Palavras-chave:
Karl Marx. Método. Economia Política.Resumo
Ao sintetizar algumas linhas mais gerais sobre a questão do método dialético materialista, de Karl Marx, nosso objetivo é verificar, brevemente, como ele elabora suas análises ao investigar o modo de produção da sociedade capitalista. O texto-chave que propomos para as nossas breves considerações faz parte de um esboço que Karl Marx suprimiu da introdução geral, O método da Economia Política, conforme ele mesmo afirma no prefácio do livro Para a Crítica da Economia Política, publicado em 1854. Ressalta Marx: “Suprimo uma introdução geral que tinha esboçado porque, refletindo mais fundo, me parece prejudicial toda antecipação de resultados ainda a comprovar...” Para contribuição dessas linhas introdutórias, juntamente com o texto referido, incluiremos outros, como: o Prefácio e Posfácio do livro O Capital; Manuscritos Econômico-Filosóficos; e a Introdução à Crítica da Economia. Considerando a riqueza teórica e a complexidade do texto em estudo, nossas breves considerações podem ser traduzidas em duas perguntas. Primeira: quais são as críticas que Karl Marx faz aos economistas do século XVIII, e por que o faz? Segunda: do ponto de vista da economia política, quais são os resultados alcançados pelo método dialético materialista na dimensão das ciências, tendo como ponto de referência a sociedade capitalista?
Downloads
Referências
LÉNINE, V. I. As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo. Disponível em http://www.marxists.org/portugues/lenin/1913/03/tresfont.htm. Acesso em: nov. 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Historia. Florestan Fernandes. (Org.). Trad. Florestan Fernandes. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
MARX, Karl Para a crítica da economia política. In: Manuscritos-econômico-filosóficos. Seleção de textos de José Arthur Giannotti. Traduções de José Carlos Bruni. (Manuscritos econômico-filosóficos. Edgar Malagodi. (Para a Crítica da Economia Política). José Arthur Giannotti e Walter Rehfed. O Rendimento e suas Fontes e Leandro Konder (Salário, Preço, e Lucro). São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Martin Claret: São Paulo. 2001. (Coleção A Obra Prima de cada Autor). 2001. p. 110.
MARX, Karl. Prefácio da crítica da economia política. In: Manuscritos-econômico-filosóficos. Seleção de textos de José Arthur Giannotti. Traduções de José Carlos Bruni. (Manuscritos econômico-filosóficos. Edgar Malagodi. (Para a Crítica da Economia Política). José Arthur Giannotti e Walter Rehfed. O Rendimento e suas Fontes e Leandro Konder (Salário, Preço, e Lucro). São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
NETTO, José Paulo. Relendo a teoria marxista da história. In: SAVIANI, Dermeval. LOMBARDI, José Claudinei. SANFELICE, José Luís. (Orgs.) História e história da educação. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.