LUGARES E TEMPOS DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22349Palavras-chave:
Lugares. Tempos. História da Educação. Ensino.Resumo
O presente artigo discute a constituição da disciplina História da Educação no contexto europeu e, posteriormente brasileiro, segundo as categorias lugar e tempo. Tal investimento encontra ressonância em uma das dimensões propostas por André Chervel (1990) na análise de uma disciplina escolar/acadêmica denominada finalidades ideais. Logo, o autor explicita duas formas fundamentais para a compreensão da história de uma disciplina, que são contempladas em finalidades ideais e reais. A idealização do ensino, objeto deste artigo, que, basicamente, vem do exterior da própria escola e se materializa na política educacional e na produção dos currículos e dos programas/planos de curso ajuda a conhecer como ocorreu a prescrição da disciplina, ou seja, a configuração das finalidades ideais do ensino. Essa primeira dimensão, no entanto, não revela a tensão que, consequentemente, se instala quando a prescrição se depara com a realidade destinada. Assim, o texto pretende situar a constituição do campo disciplinar da História da Educação como subsídio à abordagem das finalidades reais.
Downloads
Referências
ARENDET, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CAETANO, C. G., & DIB, M. M. A UFU no imaginário social. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 1988.
CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Á. Lorencini. São Paulo: FEU – UNESP, 1999.
CAPEL, H. Filosofia y ciencia en la geografia contemporánea. Barcelona: Barcanova, 1981.
FERNANDES, M. D. As origens do curso de pedagogia: um capítulo do ensino superior em Uberlândia. 2006. Dissertação (Mestrado 1957 - 1963) - Uberlândia: Unitri, 2003.
JUIF, P., & DOVERO, F. Guia do estudante de ciências pedagógicas. Lisboa: Editorial Estampa, 1972.
LUZÓN, A.; TORRES, M. La historia de la educación en los estudios de educación en Europa: una visión comparada. Perfiles Educativos , 2007. p. 7-36.
NÓVOA, A. História da educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica , 1996. p. 417-434.
OLIVEIRA, A. C. O assistente social em uberlândia: formação e atuação profissional (1970-1989). 1998. Monografia de graduação em História (Graduação) – Universidade Federal de Uberlândiaia, 1998.
PROST, A. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SAVIANI, D. Estágio atual e uma nova perspectiva para a história da educação. In: A. R. SCHELBAUER, J; C. LOMBARDI; M. C. MACHADO. Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia . Campinas: HISTEDBR Autores Associados, 2006. p. 9-22.
SAVIANI, Dermeval. História da Educação e Política Educacional. Revista HISTEDBR, n. 3. 2001. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art2_3.html>. Acesso em: 01 nov. 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Jubileu de prata da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia 1960-1985. Uberlândia: UFU, s.d.
VIÑAO FRAGO, A. El espacio y el tiempo escolares como objeto histórico. Contemporaneidade e Educação. v. 7. 2000. p. 93-110.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.