LUGARES E TEMPOS DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Bruno Gonçalves Borges Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22349

Palavras-chave:

Lugares. Tempos. História da Educação. Ensino.

Resumo

O presente artigo discute a constituição da disciplina História da Educação no contexto europeu e, posteriormente brasileiro, segundo as categorias lugar e tempo. Tal investimento encontra ressonância em uma das dimensões propostas por André Chervel (1990) na análise de uma disciplina escolar/acadêmica denominada finalidades ideais. Logo, o autor explicita duas formas fundamentais para a compreensão da história de uma disciplina, que são contempladas em finalidades ideais e reais. A idealização do ensino, objeto deste artigo, que, basicamente, vem do exterior da própria escola e se materializa na política educacional e na produção dos currículos e dos programas/planos de curso ajuda a conhecer como ocorreu a prescrição da disciplina, ou seja, a configuração das finalidades ideais do ensino. Essa primeira dimensão, no entanto, não revela a tensão que, consequentemente, se instala quando a prescrição se depara com a realidade destinada. Assim, o texto pretende situar a constituição do campo disciplinar da História da Educação como subsídio à abordagem das finalidades reais.

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Publicado

2013-02-01

Como Citar

BORGES, Bruno Gonçalves. LUGARES E TEMPOS DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22349. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22349. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres