ANÁLISE DE CONCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFG CÂMPUS JATAÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22333Palavras-chave:
Concepção ambiental. Educação ambiental. Visão preservacionista.Resumo
RESUMO: A falta de conscientização do ser humano sobre as consequencias de seus atos, principalmente em relação ao ambiente que vive, contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais, o errado descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável (SALEM, 2005). A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se desenvolver técnicas e métodos que facilitem o processo de tomada de consciência sobre a gravidade dos problemas ambientais e a necessidade urgente de debruçar seriamente sobre eles (MARCATTO, 2006). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a concepção ambiental dos alunos dos cursos integrados que cursam os primeiros anos de eletrotécnica e edificações, do IFG Campus Jataí. Visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida. A investigação evidenciou que os alunos, de uma forma geral, apresentam ainda uma visão preservacionista e conservacionista sobre o meio ambiente e conceito incipiente sobre educação ambiental. Sabe-se que o termo meio ambiente e educação ambiental estão presentes nos currículos pedagógicos, portanto, é um desafio para professores abordarem e desenvolverem tais termos em sala de aula.
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