A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

  • Elenilson de Vargas Fortes
  • José Elias Domingos Costa Marques

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22330

Palavras-chave:

Monitoria. Cidadania. Educação.

Resumo

RESUMO Este artigo descreve uma experiência de monitoria bem sucedida aplicada a estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Jataí, Estado de Goiás que funciona nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus Jataí, por meio de uma parceria do Estado com o Governo Federal. O projeto teve inicio no começo de 2011, sendo aplicado a três turmas de 8° ano e duas turmas de 9° ano e se estende até os dias atuais. O acompanhamento dos alunos ocorreu de forma organizada e planejada em formato de minicurso com carga horária semestral de 45 horas. O principal objetivo deste trabalho foi mostrar que esta monitoria funcionou como elo no desenvolvimento intelectual, crítico e social do aluno no ambiente escolar bem como na construção da cidadania por meio das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto.

 

Palavras-chave: Monitoria. Cidadania. Educação.

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Elenilson de Vargas Fortes

José Elias Domingos Costa Marques

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Publicado

2013-02-01

Como Citar

FORTES, Elenilson de Vargas; MARQUES, José Elias Domingos Costa. A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22330. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22330. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres