O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVOS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA

Autores

  • Ana Maria da Conceição Silva.
  • Matilde Gonçalves da Penha

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22329

Palavras-chave:

Educação Física. Tecnologia. Ensino Fundamental.

Resumo

RESUMO: As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sem a existência desses recursos. A televisão, o vídeo game, o celular, o computador e a Internet podem ser considerados os principais exemplos. A Internet apresenta fascinantes atrativos como salas de bate-papo, redes sociais, e-mails e blogs pessoais. Como as tecnologias são trabalhadas no contexto escolar? O objetivo desta pesquisa foi verificar se os professores de Educação Física utilizam as tecnologias nas aulas do Ensino Fundamental. A Educação Física é uma disciplina concebida tradicionalmente como prática visando, a promoção da saúde através de esportes, jogos, ginástica e lutas. Foi feita uma pesquisa de campo com professores e estudantes do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário diferente para cada grupo. Conclui-se que os professores de Educação Física e outros precisam entender melhor as finalidades das tecnologias na Educação, para bem utilizá-las.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BIANCHI, Paula. A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural. EFdeportes, Revista Digital. Buenos Aires, n. 120, mai 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd120/tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-na-educacao-fisica.htm> Acesso em: 15 jan. 2011.

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2 ed. Porto Alegre: Magister, 1997. 122 p.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

DARIDO, Suraya C.; RANGEL, Irene Conceição Andrade (org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-35.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LEITE, Lígia Silva (coord.) et al. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e uso da tecnologia. In: MORAN; MASETTO; XBEHRENS (orgs.). Novas Tecnologias e mediação pedagógicas. 3.ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 133-17.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital inmigrantes. From the Horizon: NBC University Press, v. 9, n. 5. Oct. 2001. Disponível em: <http://ritla.net/index.php?option=com _content&task=view&id=Intemid=136> Acesso em: set. 2007.

RESENDE, Kellen M. Camargos; PRADO, Melina C. Costa; SOUZA, Sérgio Rodrigo. Leitura na tela: planejamento seqüencial de conteúdos, compreensão de textos e da linguagem informatizada. In: TOSCHI, Mirza Seabra (org.). Leitura na tela: da mesmice a inovação. Goiânia: PUC Goiás, 2010.

ROSA, Inez Rodrigues. O processo de leitura escolar e o uso da tecnologia. In: TOSCHI, Mirza Seabra (org.). Leitura na tela: da mesmice a inovação. Goiânia: PUC Goiás, 2010.

SEBRIAM, Débora Cristina da Silva. Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação). Université de Poitiers Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid. Madrid, 2009.

SOARES, Carmem L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

TOSCHI, Mirza Seabra (org.). Leitura na tela: da mesmice a inovação. Goiânia: PUC Goiás, 2010.

VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2004.

VEEN, Win; VRAKKING, Bem. Homo sapiens: educando na era digital. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZOBOLI, Fábio; SILVA, Renato Izidoro da. Cibercultura e Educação Física: algumas considerações ontológicas. Motrivivência. n. 34. Jun. 2010. p. 106 - 121. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17147/15846. Acesso em: 12 dez. 2010.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

SILVA., Ana Maria da Conceição; DA PENHA, Matilde Gonçalves. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVOS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22329. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22329. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres