PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO ÀS QUESTÕES ABORDADAS NA AVALIAÇÃO DO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22325Palavras-chave:
Instrumento de avaliação do docente. Percepção dos alunos. Educação superior.Resumo
A avaliação sistemática da prática pedagógica dos professores no decorrer do ano letivo, realizada pelos alunos, é importante para o aprimoramento do ensino, pois esta avaliação permite ao professor investigar a própria prática, o que é essencial para qualificar a ação docente em direção a um ensino mais produtivo, mais adequado à realidade e mais humano. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes são avaliados pelos discentes a cada final de semestre por meio de um instrumento de avaliação de desempenho didático. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação às questões abordadas nesse instrumento de avaliação do docente pelo discente. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo realizado com discentes de diferentes cursos de graduação da UFG/Campus Jataí. Foi utilizado um questionário individual contendo perguntas abertas, elaborado com base no instrumento avaliativo dos docentes, utilizado na instituição. Os dados coletados foram organizados em 12 categorias gerais que corresponderam a cada uma das perguntas do questionário elaborado. Neste trabalho acreditamos que os alunos, de uma forma geral, entendem as questões do instrumento de avaliação da UFG. Em contato com as respostas obtidas no questionário aplicado, foi possível perceber que a contribuição do aluno é maior quando se utiliza questões abertas, pois elas não expressam somente notas, mas também expectativas quanto às atividades docentes. Outro aspecto observado foi a necessidade dos professores esclarecerem melhor aos alunos os itens do plano de ensino.
Downloads
Referências
BRADLEY, J. Methodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, v. 63, n. 4, p. 431-49, 1993.
GRILLO, M.C. Qualidade no ensino superior: um referencial pedagógico de professores. Porto Alegre. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação/PUC, RS, 1992.
KAPLAN, B.; DUCHON, D. Combining qualitative and quantitative methods in information systems research: a case study. MIS Quarterly, v. 12, n. 4, p. 571-86, 1988.
KURCGANT, P.; CIAMPONE, M.H.T.; FELLI, V.E.A. Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil. Rev Esc Enferm USP, v. 35, n. 4, p. 374-80, 2001.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A idéia de fato e a de fenômeno. In: MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. 2. ed. São Paulo: Moraes; 1994. p. 21-5.
MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F.; NETO, O.C.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 16. ed. Petrópolis: Vozes; 2000. p. 67-79.
RAMOS, M.G.; MORAES, R. Avaliação do desempenho de professores numa perspectiva qualitativa: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores universitários. Disponível em: ?http://www.rieoei.org/deloslectores/108Maurivan.pdf?. Acesso em: 08 nov. 2011.
SANTOS, L.F.B.P.; LAROS, J.A. Avaliação da prática pedagógica do professor de ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 36, p. 75-96, 2007.
SILVA, C.R.; GOBBI, B.C.; SIMÃO, A.A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organ Rurais Agroind, v. 7, n. 1, p. 70-81, 2005.
STRASSBURG, U.M.; MOREIRA, D.A. Avaliação de Desempenho de Professores pelo Aluno: uma experiência desenvolvida junto a um curso superior de Contabilidade. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.