PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO ÀS QUESTÕES ABORDADAS NA AVALIAÇÃO DO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Thaís Rocha Assis. Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.
  • Christiane Ricaldoni Giviziez
  • Graciele Paraguaia Silveira
  • Marlene Andrade Martins
  • Martha Ribeiro Bonilha

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22325

Palavras-chave:

Instrumento de avaliação do docente. Percepção dos alunos. Educação superior.

Resumo

A avaliação sistemática da prática pedagógica dos professores no decorrer do ano letivo, realizada pelos alunos, é importante para o aprimoramento do ensino, pois esta avaliação permite ao professor investigar a própria prática, o que é essencial para qualificar a ação docente em direção a um ensino mais produtivo, mais adequado à realidade e mais humano. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes são avaliados pelos discentes a cada final de semestre por meio de um instrumento de avaliação de desempenho didático. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação às questões abordadas nesse instrumento de avaliação do docente pelo discente. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo realizado com discentes de diferentes cursos de graduação da UFG/Campus Jataí. Foi utilizado um questionário individual contendo perguntas abertas, elaborado com base no instrumento avaliativo dos docentes, utilizado na instituição. Os dados coletados foram organizados em 12 categorias gerais que corresponderam a cada uma das perguntas do questionário elaborado. Neste trabalho acreditamos que os alunos, de uma forma geral, entendem as questões do instrumento de avaliação da UFG. Em contato com as respostas obtidas no questionário aplicado, foi possível perceber que a contribuição do aluno é maior quando se utiliza questões abertas, pois elas não expressam somente notas, mas também expectativas quanto às atividades docentes. Outro aspecto observado foi a necessidade dos professores esclarecerem melhor aos alunos os itens do plano de ensino.

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Thaís Rocha Assis., Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.

Christiane Ricaldoni Giviziez

Graciele Paraguaia Silveira

Marlene Andrade Martins

Martha Ribeiro Bonilha

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Publicado

2013-02-01

Como Citar

ASSIS., Thaís Rocha; GIVIZIEZ, Christiane Ricaldoni; SILVEIRA, Graciele Paraguaia; MARTINS, Marlene Andrade; BONILHA, Martha Ribeiro. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO ÀS QUESTÕES ABORDADAS NA AVALIAÇÃO DO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22325. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22325. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres