INSERÇÃO LABORAL DE JOVENS: REPERCUSSÕES DO COTIDIANO FAMILIAR E ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1159Palavras-chave:
jovem, mundo do trabalho, escola, família.Resumo
O artigo propõe-se a refletir sobre a categoria juventude e as repercussões da prática familiar e escolar, na escolha de trabalho de jovens e inserção laboral. Toma como principio que a categoria juventude é uma construção social, num contexto de diversidades socioculturais. Qualquer reflexão acerca dos espaços de convivência dos jovens se defronta com o debate sobre as contradições inerentes às questões sociais que se encontram circunscritas no bojo do modelo econômico e social adotado pelo Brasil. Participaram desta pesquisa qualitativa 50 Jovens do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública de Carapicuíba - SP. Brasil, de ambos os sexos e faixa etária entre 17 e 20 anos. A coleta de dados incluiu questionário, entrevista e a técnica de grupo focal. A análise deste estudo mostrou que é importante olhar a escola como uma instituição que reproduz as mazelas sociais, mas também transforma essas mazelas e cria condições de mudança para o sujeito, como a vêem Freire e Gramsci. Apreende a família como espaço privilegiado para a formação dos valores essenciais à convivência no momento que o jovem está construindo sua identidade tanto pessoal como vocacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.