PRÁTICA FAMILIAR E ESCOLAR NA ESCOLHA DO TRABALHO DO JOVEM

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva Centro Universitário Fieo-Osasco-SP Faculdade Nossa Cidade Carapicuiba-SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1158

Palavras-chave:

jovem, mundo do trabalho, escola, família.

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa que aprofundou a discussão sobre a categoria juventude e as repercussões da prática familiar e escolar, na escolha do trabalho dos jovens e inserção laboral. O desenvolvimento deste estudo foi norteado pelo referencial teórico sócio-histórico. A pesquisa contou com 50 jovens participantes de ambos os sexos, com idade entre 17 e 20 anos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública, no município de Carapicuíba, SP, em busca do primeiro emprego. Para coletar as informações na escola dos participantes, utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com essa temática. A pesquisa teve duração de um ano, e seus resultados atendem às exigências para a obtenção do Mestrado em Psicologia Educacional. Como conclusão, inferimos que os resultados sinalizaram para a necessidade do fortalecimento da autoestima do jovem, para a necessidade de a escola assumir o propósito de prepará-lo para o mundo do trabalho, compreendendo o seu entorno social. Observamos ainda que a família, além de garantir sobrevivência e estabilidade emocional, necessita dar condições para o jovem fazer suas escolhas. Contudo, os jovens, apesar de estarem inseridos em uma sociedade que vive uma crise no mercado de trabalho com desemprego e falta de capacitação, valorizam o trabalho, seja para realização pessoal, fonte de renda, meio de ganhar independência ou como contribuição social. No que tange à inserção no mercado de trabalho, creditam como dificuldades a falta de experiência e capacitação inadequada frente às novas dinâmicas do trabalho.

Palavras- chave: jovem; mundo do trabalho; escola; família

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Centro Universitário Fieo-Osasco-SP Faculdade Nossa Cidade Carapicuiba-SP

Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO, possui pós – graduação Lato Sensu em Administração, Didática do Ensino Superior e Psicopedagogia, possui graduação em Administração de Empresas e Psicologia. Atualmente é Professor Universitário, do curso de Administração Letras e Gestão de RH da Faculdade Nossa Cidade, Carapicuíba, SP. Pesquisador colaborador do Centro Universitário FIEO, atualmente pesquisa as relações da juventude e trabalho, abordando expectativas do primeiro emprego, avaliações e idéias incorporadas por jovens do ensino médio de escola pública, considerando a participação da escola, da família e de outras instituições e sujeitos mobilizadores da esfera pública, da esfera da exclusão sócia e da própria percepção do jovem. Aluno Especial do programa de Pós-Graduação da USP- Psicologia Social e do Trabalho. Participante do Grupo de Estudos GETESE-da Faculdade de Educação USP- Sociologia da Educação.Com recentes artigos publicados em anais de congressos: “A percepção do adolescente sobre a influência da família na escolha profissional”. In: XV Jornadas de Pesquisa e Sexto Encontro de Pesquisadores do MERCOSUL, 2010, Buenos Aires. “Convivência familiar e escolha profissional de jovens”. In: III Congresso de Psicologia Ciência e Profissão, 2010, SP. “Juventude e trabalho: oportunidades ou escolhas?” In: III Congresso de Psicologia Ciência e Profissão, 2010, SP e 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

BATISTA DA SILVA, Marcos Antonio. PRÁTICA FAMILIAR E ESCOLAR NA ESCOLHA DO TRABALHO DO JOVEM. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1158, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1158. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20434. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres