REFORMA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Mainara Costa Campus Jataí/UFG
  • Rosana Alves Ribas Moragas Campus Jataí/UFG
  • Francis Borges da Silva Campus Jataí/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.516

Resumo

Reforma agrária é considerada uma mudança do estado agrário vigente, procurando-se o melhoramento das condições de vida da população rural. O presente artigo propõe uma reflexão de como a temática Reforma Agrária está sendo abordada nos livros didáticos de Geografia, partindo do pressuposto de que a reforma agrária é a modificação da estrutura agrária de um país ou região, com vista a uma distribuição mais igualitária da terra para a população. A análise feita em alguns livros didáticos mostra que o tema precisa ser mais discutido e mesmo melhor explorado em relação ao papel da Geografia, dando uma ênfase mais crítica e mais extensa em relação à temática proposta. Verifica-se que os temas são abordados em todos os livros pesquisados, porém de forma muito conceitual e sintetizada, não provocando nos alunos o interesse em discutir o assunto. Outros aspectos pouco abordados são os processos de estruturação dos assentamentos, que é um aspecto posterior e que dá continuidade ao processo de reforma agrária, e a importância da criação e manutenção de propriedades de agricultura familiar. Palavras-Chave: Reforma Agrária, livro didático, concentração fundiária, capitalismo, geografia agrária.

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Como Citar

COSTA, Mainara; RIBAS MORAGAS, Rosana Alves; DA SILVA, Francis Borges. REFORMA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/rir.v2i5.516. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20423. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres