A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAJ/UFG

Autores

  • Renata Machado Assis Campus Jataí/UFG
  • Naiêssa Araújo Bonifácio Campus Jataí/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.512

Resumo

Este artigo visa divulgar uma pesquisa realizada no curso de Educação Física do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (CAJ/UFG), que teve como objetivo investigar como se encontrava a produção científica dos 111 alunos matriculados regularmente no ano de 2006. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa-descritiva e os instrumentos de coleta de dados foram: questionário, entrevista e análise documental. Foi possível perceber, a partir das informações encontradas na realidade investigada, que a produção científica por parte dos acadêmicos de Educação Física ainda é restrita e origina-se, predominantemente, das experiências em projetos de extensão, seguidas pelas situações de pesquisa e, em grau que podemos considerar insuficiente, pelo ensino, considerando-se a quantidade de disciplinas cursadas. A justificativa para esta situação, a partir da opinião dos sujeitos, é de que há pouco incentivo por parte dos professores, existe a falta de interesse dos próprios alunos, falta de tempo e precariedade de estrutura física da faculdade e poucas bolsas disponíveis para os projetos. A produção científica na licenciatura é um ponto que requer especial atenção, pois pode contribuir em grande escala na formação do professor pesquisador. Palavras- chave: universidade, produção científica, formação.

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Como Citar

ASSIS, Renata Machado; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/rir.v2i5.512. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20419. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres