AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE A UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Caroline Barroncas de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia -UFU.
  • Amarildo Menezes Gonzaga Universidade do Estado do Amazonas-UEA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1325

Resumo

Este trabalho trata de um trabalho teórico que versa sobre as contribuições de Paulo Freire a uma Educação Científica na formação docente. Mostra-se que a escola contribui para a reprodução da estrutura da sociedade, quando no desenvolvimento do currículo dissemina uma monocultura escolar. Desta forma, o ensino que temos conduz os sujeitos a continuarem cada vez mais dominados para aceitarem as relações de desigualdade. Percebe-se a urgência em se romper com um ensino memorístico, que as academias privilegiem a formação e não se reduza a informação, e que a ciência seja compreendida como uma forma de ver o mundo. A inconclusão do ser, a inserção dos saberes científicos na prática social, a presença do outro e de sua palavra, a pronunciar e transformar o mundo são elementos da pedagogia freireana que qualificam nossa compreensão de Educação Científica. Em uma Educação Científica suficientemente capaz de se aproximar das particularidades do ensino e das expectativas geradas para um público, vislumbramos uma educação formadora, em que o sujeito é capaz de dialogar com as informações científicas que norteiam seu contexto de vida. Os conceitos e conteúdos são carregados de sentido e significados, eles não se fecham em delimitações conceituais desconectados do todo. Assim, uma Educação Científica de professores privilegia primeiramente uma abertura para a compreensão desses conceitos científicos em constante processo de reelaboração e resignificação, a partir de situações e contextos que dialogam e aproximam o educador e educando de seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia -UFU.

Bolsista FAPEAM/Cnpq de Doutorado. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestre em Ensino de Ciências na AMazônia e graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Amazonas.Área de pesquisa: Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Educação Científica.

Amarildo Menezes Gonzaga, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Doutor em Educação - Currículo e Avaliação Educacional - Universidad de Valladolid (2002), Mestre em Ciências Humanas - Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Universidade Federal do Amazonas (1995), Licenciado em Letras - Universidade Federal do Amazonas (1990). Curso Adicional em Estudos Sociais: Habilitação para 5ª e 6ª séries no Colégio Batista de Parintins (1984). Curso Técnico: Habilitação para o Magistério 1ª a 4ª série do primeiro grau no Colégio Nossa Senhora do Carmo - Parintins (1980-1983). MInistrou aulas nas Séries Iniciais, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente ministra aulas em Cursos de Graduação, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática das Ciências nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Também atua em cursos de pós-graduação, como professor pemanente tanto no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazonia da Universidade do Estado do Amazonas, quanto no Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências, também da UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA NARRATIVA.

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

DE OLIVEIRA, Caroline Barroncas; GONZAGA, Amarildo Menezes. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE A UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i12.1325. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20382. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres