PANORAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTOS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores

  • Cristina Fátima Pires Avila Santana Faculdade Educação UFG
  • Vanessa Ramos Ramires Faculdade de Educação UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1121

Resumo

Resumo: Pretendemos, neste trabalho, de maneira sumária, apontar a situação educacional brasileira frente aos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, com vista a responder às seguintes perguntas: como o Brasil figura em relação aos países da OCDE sob o ponto de vista educacional? Nesse contexto, questionamos como se apresenta a situação do professor referente à formação e à valorização? Para tanto, partimos do Relatório denominado “Panorama da Educação” (edição 2008 e 2009), correlacionado a estudos do contexto nacional e latino-americano. Objetivamos ainda ressaltar pesquisas de fatores associados ao desempenho escolar, em nível internacional e nacional, com a finalidade de reorientar políticas públicas voltadas para a educação. Para isso, descrevemos a situação do sistema educacional brasileiro em perspectiva comparada, iluminada por estudos dos países que compõem o corpus da OCDE. O texto reforça, assim, a importância e a viabilidade de se articular a autonomia do sistema escolar brasileiro com a inventividade necessária para que se elaborem medidas contextualizadas e direcionadas aos reais problemas que assolam nosso universo. Verificamos que muito se conquistou, no entanto, o caminho é longo e cheio de obstáculos, avancemos nas águas mais profundas!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Como Citar

SANTANA, Cristina Fátima Pires Avila; RAMIRES, Vanessa Ramos. PANORAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTOS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA TODOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1121. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20367. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres