A INTERAÇÃO VERBAL NA AULA DE PORTUGUÊS: O EXERCÍCIO DA LINGUAGEM NA SALA DE AULA

Autores

  • Sílvio Ribeiro da Silva Campus Jataí/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i6.623

Resumo

Contando com o apoio teórico da concepção dialógico-discursiva de interação, pretendo, neste artigo, mostrar parte do que os alunos de uma série do Ensino Fundamental (4º ciclo) se apropriam da interação verbal entre eles e a professora numa aula de redação. Minha intenção é observar se, no texto escrito, é possível perceber marcas da interação verbal ocorrida entre os alunos e a professora, observando de que forma ela encaminha a interação verbal. A hipótese com a qual trabalho é a de que os alunos se apropriam do que foi enunciado durante a interação verbal ocorrida com a professora e que isso será mostrado no texto escrito. Minha preocupação com a interação na aula de Português vai ao encontro das palavras de Moita Lopes (1996), quem diz que na interação se aprende ou se constrói o conhecimento de uma maneira mais eficaz, pois a colaboração dinamiza a aprendizagem e favorece a mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Ribeiro da Silva, Campus Jataí/UFG

 

Downloads

Como Citar

SILVA, Sílvio Ribeiro da. A INTERAÇÃO VERBAL NA AULA DE PORTUGUÊS: O EXERCÍCIO DA LINGUAGEM NA SALA DE AULA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rir.v1i6.623. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20346. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres