O USO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Elenilson de Vargas Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1224

Palavras-chave:

Redação Matemática, Método de Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta e descreve o desenvolvimento e aplicação da metodologia de Redação Matemática. É mostrado que a linguagem escrita em sala de aula, em particular na matemática, facilita a aprendizagem e exposição de opiniões e a comunicação e, portanto um melhor desempenho na disciplina. Esta proposta pedagógica foi realizada e aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal, na zona rural do município de Jataí, Estado de Goiás. Utilizou-se o método da Redação Matemática, com o intuito de levar o aluno a se interessar pela leitura, a produzir e registrar suas opiniões e defender de forma crítica e construtiva seu pensamento. Com resultado observou-se uma boa aceitação dos alunos quanto ao método utilizado, coerência no raciocínio lógico-dedutivo, melhor desenvolvimento da argumentação, criatividade e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilson de Vargas Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Licenciado em Matemática pela UFES e Mestre em Matemática pela UnB. Atualmente, professor efetivo do IFG.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

DE VARGAS FORTES, Elenilson. O USO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v2i11.1224. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20340. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres