O USO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1224Palavras-chave:
Redação Matemática, Método de Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo apresenta e descreve o desenvolvimento e aplicação da metodologia de Redação Matemática. É mostrado que a linguagem escrita em sala de aula, em particular na matemática, facilita a aprendizagem e exposição de opiniões e a comunicação e, portanto um melhor desempenho na disciplina. Esta proposta pedagógica foi realizada e aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal, na zona rural do município de Jataí, Estado de Goiás. Utilizou-se o método da Redação Matemática, com o intuito de levar o aluno a se interessar pela leitura, a produzir e registrar suas opiniões e defender de forma crítica e construtiva seu pensamento. Com resultado observou-se uma boa aceitação dos alunos quanto ao método utilizado, coerência no raciocínio lógico-dedutivo, melhor desenvolvimento da argumentação, criatividade e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios.
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